Agência Brasil
Porto Alegre – Começou a chegar neste fim de semana no porto de Pelotas(RS), parte das 10.500 cabeças de gado que serão exportadas para Beirute, no Líbano, no dia 26 de maio. Esta é a segunda carga de mais de 40 mil cabeças, adquiridas por uma empresa da Jordânia especializada na compra de gado vivo. Nos próximos quatro meses, ocorrerão outros embarques de animais.
Técnicos do Ministério da Agricultura e da Secretaria Estadual da Agricultura estão monitorando as condições sanitária e de saude dos bovinos. Em março foram exportadas 8.500 cabeças, em operação inédita realizada com sucesso no porto de Rio Grande e que movimentou mais de R$ 5 milhões.
De acordo com o diretor da empresa Livestock Internacional Comercial Importadora e Exportadora, José Luiz Subirana, os animais viajam confortavelmente instalados recebendo água e ração em bretes (pequenos currais) individuais.
A viagem demora 20 dias até o porto de Beirute e a cada três dias os bretes são lavados e o material orgânico jogado ao mar sem prejuízo ao meio ambiente. O gado é transportado em barcos pequenos, em viagem que demora uma hora entre Pelotas e o porto de Rio Grande, onde serão embarcados no navio-curral Kenoz, com capacidade para 10.500 cabeças.

