São Paulo – O 3º Fórum da Aliança de Civilizações, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que será realizado de 27 a 29 no Rio de Janeiro, deverá reunir oito chefes de governo e 50 ministros das Relações Exteriores de vários países, além do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Entre as autoridades árabes vai estar Mozah Bint Nasser Al Missned, mulher do emir Hamad Bin Khalifa Al Thani, do Catar, que é anfitriã do Fórum de 2011.
Essa vai ser a primeira vez que o fórum será realizado fora da Europa. O primeiro foi em Madri (Espanha), em 2008, e o segundo em Istambul (Turquia), no ano passado. A Aliança, que é formada por 100 países e 20 organizações não governamentais, tem por objetivo buscar soluções que levem ao diálogo e à convivência pacífica entre sociedades com culturas e religiões diversas.
Para debater o assunto serão realizadas doze sessões temáticas. Entre os temas que serão discutidos estão “Democracia, boa governança e diversidade cultural”; “Fortalecendo as mulheres por meio da educação”; “Vivendo juntos em sociedades urbanas”; “A História como ferramenta de cooperação cultural”, entre outros.
De acordo com mensagem de boas vindas às delegações, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em vídeo no site do evento, a cidade do Rio de Janeiro, como outras cidades do Brasil, acolhe diversas realidades sociais e culturais. “A nossa nação é construída pelo próprio conceito de integração”, afirmou o presidente na mensagem.
Na sexta-feira, às 9h, o presidente vai participar da abertura do fórum, ao lado de outras autoridades, como a presidenta Cristina Kirchner, da Argentina; o presidente Evo Morales, da Bolívia; Pedro Pires, de Cabo Verde; Abdoulaye Wade, do Senegal; os primeiros-ministros da Espanha, José Luis Zapateiro, da Turquia, Tayyip Erdogan, e de Portugal, José Sócrates.
Nesta quarta-feira (26), cerca de 150 jovens, entre 18 e 35 anos, vindos de 65 países, participaram da Caminhada Cultural Jovem na Saara, área de comércio popular localizada no centro do Rio, que abriga imigrantes de diferentes países e culturas, entre eles árabes e judeus. O evento foi organizado pela ONG Caminhos do Abraão em parceria com a associação da Saara. O objetivo da caminhada foi o de mostrar aos jovens a existência pacífica entre pessoas de diferentes culturas.
Toda a programação do fórum será realizada no Museu de Arte Moderna (MAM). A organização do evento espera receber três mil participantes, entre jornalistas, ativistas, empresários, líderes religiosos, intelectuais e membros de ONGs. Para ver a programação completa acesse o site do fórum: www.aliancadecivilizacoes.mre.gov.br/pt-br/