São Paulo – Pela primeira vez na América Latina vai ser realizado o Seminário Internacional de Mídia sobre Paz no Oriente Médio, organizado pelas Nações Unidas com o apoio do governo brasileiro. A abertura do evento, que começa hoje (27) no Rio de Janeiro, será feita pelo sub-secretário-geral das Nações Unidas para Comunicação e Informação Pública, Kiyo Akasaka, e pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim.
O seminário deve reunir 150 convidados de diversos países, sendo um grupo de 26 palestinos e israelenses, que vão participar de um debate interativo. A palestrante principal do primeiro dia será Karen Koning AbuZayd, comissária geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNWRA). Criada há 60 anos, a agência oferece serviços básicos, como educação, saúde e serviços para mais de 4,6 milhões de refugiados palestinos no Oriente Médio.
O primeiro painel de hoje tem o tema “O Desafio da Reconstrução de Gaza após o Conflito”, o segundo vai ser sobre “O Processo de Paz, a ONU e os Novos Atores”. Na terça-feira, “Construindo políticas e opinião pública sobre o Oriente Médio através da imprensa” e “O papel da sociedade civil palestino-israelense e da mídia em unir lados divididos”.
O evento pretende abordar os últimos acontecimentos no Oriente Médio e discutir maneiras de engajar israelenses e palestinos na busca por um acordo político duradouro. O seminário vai contar ainda com um debate de jornalistas da Palestina, Israel, Rússia, Áustria e Turquia.

