Da redação*
São Paulo – A Corporação de Indústrias de Base de Abu Dhabi (ADBIC), estatal de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e a Rio Tinto, empresa transnacional sediada em Londres, Inglaterra, estão na fase final das negociações para construção de uma fundição de alumínio nos Emirados, com investimento inicial previsto de US$ 5 bilhões, segundo informa o jornal Bahrain Tribune.
Ambas as empresas terão participação de 50% neste projeto que será desenvolvido em três fases, cada uma gerando uma capacidade de produção de 700 mil toneladas de alumínio por ano, segundo informa Jim White, executivo da ADBIC. De acordo com White, as primeiras duas fases da construção da fundição devem receber investimento de US$ 5 bilhões cada.
A ADBIC
A ADBIC é uma empresa criada pelo governo de Abu Dhabi em 2006 para promover o desenvolvimento da indústria de base no emirado. O principal foco da empresa é criar e ampliar a atividade industrial nos setores de alumínio, petroquímicos, químicos e plásticos, além de cobre e aço. A ADBIC estabelece novas plantas, amplia plantas existentes, opera no setor de mineração e também em indústrias complementares ao seu principal foco industrial. Os projetos podem ser desenvolvidos no próprio emirado de Abu Dhabi, em outros emirados e países da região ou também internacionalmente.
Rio Tinto
A Rio Tinto produz alumínio, cobre, diamantes, produtos energéticos, ouro, minérios industriais e minério de ferro. O escritório central da empresa está em Londres, Inglaterra, e as principais operações estão localizadas na América do Norte e Austrália, com atuação também na América do Sul, América do Norte, Ásia, África e Europa.
*Tradução de Mark Ament

