São Paulo – O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), sancionou nesta quarta-feira (3), lei que cria incentivos e libera a instalação da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. O novo balcão de ações e títulos deverá começara a operar em fase de testes no fim do ano e está sendo implantado pela empresa Americas Trading Group (ATG), que pertence ao fundo soberano de Abu Dhabi, Mubadala Capital.
A cerimônia em que Paes sancionou a lei foi realizada na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro e contou com a participação de autoridades locais e executivos do ATG. O local onde a nova bolsa de valores ficará instalada ainda não foi escolhido.
Bolsa de valores representa retomada da economia local
Em suas redes sociais, Paes confirmou a chegada da bolsa carioca. “A bolsa do Rio representa a retomada do protagonismo econômico de nossa cidade”, disse o prefeito em seu perfil no instagram. A lei que Paes sancionou já foi aprovada pela Câmara dos Vereadores da cidade. Ela reduz para 2% o Imposto sobre Serviços (ISS) que incide sobre as atividades desempenhadas por uma bolsa de valores, segundo informações da Agência Brasil.
“A nova bolsa terá sua sede administrativa no Rio de Janeiro. Isso é muito importante para a cidade e para o estado. O Rio voltará a ser um grande centro de negócios, atraindo investidores, e isso tem uma relevância enorme. Nós esperamos que este seja o marco inicial do renascimento do mercado financeiro no Rio”, disse o CEO do ATG Claudio Pracownik, também de acordo com a Agência Brasil. A cidade já teve Bolsa de Valores, que encerrou suas atuações há mais de 20 anos.
Leia também:
Emirates vai retomar voos ao Rio de Janeiro em novembro