São Paulo – A RK Denim, grife brasileira de jeans premium, começou a ser exportada para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A marca é de propriedade do estilista Renato Kherlakian, ex-dono da Zoomp, e teve seu primeiro pedido embarcado a Dubai, que é uma espécie de pólo de moda no Golfo Arábico, há cerca de trinta dias. De acordo com entrevista de Kherlakian à ANBA, as calças serão vendidas em uma rede de lojas chamada Bugatti.
O contato com os donos da rede árabe foi feito em janeiro deste ano durante o Salão Casa Moda, em São Paulo. No total, foram embarcados 300 jeans femininos e masculinos. Os compradores optaram por modelos femininos de calças bem justas, que dão ar acentuado ao bumbum. Nas peças masculinas, a opção foi também foi por modelos justos e modernos, mais cigarettes. A escolha foi por 14 tipos de calças femininas e cinco masculinas.
De acordo com Kherlakian, os proprietários da Bugatti possuem, além das lojas da marca, também franquias de outras grifes internacionais importantes. No total, são 14 lojas. O estilista conta que a exportação ainda não estava nos seus planos, já que a marca foi criada apenas no início de 2009. Segundo ele, porém, a repercussão do produto no mercado nacional acabou atraindo também os compradores internacionais.
Tanto que a RK Denim começou a exportar, também por meio da participação no Salão Casa Moda, para o mercado russo. Os russos já fizeram dois pedidos, segundo Kherlakian. Além desses dois destinos, há, de acordo com o estilista, “namoros” com outros importadores. Kherlakian lembra, no entanto, que o câmbio brasileiro é um problema para a exportação. E que a briga por preço, no mercado internacional, é acentuada.
A produção da RK Denim é toda terceirizada. A marca possui um showroom nos Jardins, um dos bairros de luxo da capital paulista, e vende em lojas multimarcas. De acordo com informações do site da empresa, são 150 pontos-de-venda no Brasil. A grife, apesar de ter apenas um ano, já nasceu com respaldo no mercado da moda, em função da carreira do seu dono, um dos pioneiros em jeanswear no Brasil.
Filho de armênios, Kherlakian teve influência da família em seu gosto pelo mundo da moda. Os pais eram comerciantes de casimira em São Paulo e os antepassados chegaram a ter um entreposto para venda do tecido na Europa a partir do Reino Unido. O estilista criou a Zoomp, que foi febre em jeans nos anos 80, em 1974. Em 2006 ela foi vendida, com problemas financeiros, e Kherlakian criou a RK Denim dois anos e meio depois.
Contato:
RK Denim
Telefone: +55 (11) 3061 1737
Site: www.rkdenim.com.br

