Alexandre Rocha
e Geovana Pagel
São Paulo – Paralelamente à visita do rei do Marrocos, Mohammed VI, que chega ao Brasil na quinta-feira (25), uma delegação de 12 empresários marroquinos vai participar na sexta-feira (26), em São Paulo, de rodadas de negócios com empresários brasileiros. Até o final da tarde de ontem (22), representantes de 25 companhias do Brasil já haviam se inscrito para participar do evento.
As rodadas serão realizadas no "Espaço Câmara Árabe", local para eventos inaugurado recentemente pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), que funciona no 11° andar do mesmo prédio onde está a sede da entidade, na avenida Paulista, região central da capital paulista.
Segundo o embaixador do Marrocos em Brasília, Ali Achour, a comitiva será composta por empresários "importantes" que representam diversos setores. Eles vêm ao Brasil interessados em comprar produtos como açúcar, café, soja, doces, autopeças, fios e tecidos de algodão e poliéster, madeira, óleos vegetais e softwares para uso no comércio e na indústria.
Querem também vender mercadorias como sardinhas em lata e in natura, componentes eletrônicos, framboesas, alcaparras, alcachofras, fertilizantes, matérias-primas para cosméticos e roupas femininas. O evento será organizado pela CCAB e pela embaixada do Marrocos. As empresas interessadas em participar podem se inscrever gratuitamente junto ao setor de marketing da Câmara (ver contato abaixo).
A delegação será liderada pelo ministro da Indústria, Comércio e Economia do Marrocos, Salah Eddine Mezouar, que, na abertura do evento, fará uma palestra sobre a economia de seu país. Mezouar terá também um encontro com o secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do estado de São Paulo, João Carlos Meirelles.
Acordo
No mesmo dia, em Brasília, o rei Mohammed VI vai se encontrar como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles vão assinar pelo menos três convênios de cooperação, entre eles um acordo-quadro que vai marcar o início das negociações para um tratado de preferências tarifárias entre o Marrocos e o Mercosul. O Brasil ocupa hoje a presidência rotativa do bloco sul-americano.
"A expectativa é de que, como o acordo de preferências tarifárias, o Brasil tenha a possibilidade de exportar produtos de maior valor agregado para o Marrocos", disse o secretário-geral da CCAB, Michel Alaby.
Embora o Brasil já venda para o Marrocos produtos com alto grau de industrialização, como automóveis e tratores, a pauta ainda é dominada por produtos primários, como açúcar, trigo e soja. As exportações brasileiras para o país árabe renderam US$ 279 milhões nos primeiros 10 meses do ano, com um aumento de 54% em relação ao mesmo período de 2003.
Já as importações, principalmente de fertilizantes e sardinhas, somaram US$ 218 milhões entre janeiro e outubro, um crescimento de 29% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Delícias do Marrocos
Na mesma semana em que o rei Mohammed VI chega ao Brasil, começa em São Paulo o festival "Delícias do Marrocos". A chef Fatéma Hal, conhecida como "a rainha da cozinha marroquina em Paris", estará na capital paulista para coordenar o evento que começa hoje (23) e segue até o próximo domingo (28), no restaurante Las Palmas, do hotel Gran Meliá Mofarrej.
Esta é a primeira vez que a chef marroquina, radicada na França há mais de 30 anos, visita o Brasil. "Mas eu já conhecia o calor humano especial dos brasileiros por causa da presença de alguns deles no meu restaurante (La Mansouria Restaurant de Paris)", disse a chef.
Segundo Fatéma, é muito interessante coordenar um festival de comida marroquina em um país onde a culinária árabe trazida pelos milhares de imigrantes é muito apreciada. "É uma oportunidade de acrescentar algo mais para o que já é muito conhecido. Uma oportunidade de trazer uma reflexão sobre a história do Marrocos, uma vez que comida e história sempre andaram juntas desde o início da humanidade", afirmou.
Atualmente Fatéma está preparando seu terceiro livro sobre a culinária do Marrocos. O lançamento deve ocorrer em abril de 2005. "O livro vai reunir toda a memória da cozinha marroquina, com 500 receitas e fotos maravilhosas", garantiu. Seus dois primeiros livros ainda não foram traduzidos para o português, mas podem ser encontrados em livrarias especializadas.
Os jantares serão servidos em forma de bufê (entradas, pratos principais e sobremesas), que irão mudar durante os cinco dias de festival. Diariamente a chef irá preparar uma seleção de sua grande especialidade, o "couscous" (de legumes, de quatro carnes, frango e outros).
"Eu recomendo que as pessoas sejam audaciosas e provem o que ainda não é muito conhecido no Brasil, como a geléia de tomate com pétalas de rosas e o frango com figos recheado de nozes", recomendou. Para completar o clima do festival, haverá shows ao vivo de música e de dança do ventre.
Contatos
Para as rodadas de negócios
Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB)
Setor de marketing
Tel: +55 (11) 3283-4066
e-mail: marketing@ccab.org.br
Para o festival Delícias do Marrocos
Hotel Gran Meliá Mofarrej
Tel: +55 (11) 3146-5900 – ramal 3153

