Roma – Agora é certo: no dia 01 de junho a companhia italiana Alitalia inaugura o novo voo direto Roma – Rio de Janeiro. O serviço começou a ser desenhado no ano passado, já de olho no crescimento do turismo internacional para a cidade carioca por conta das Olimpíadas (2016) e da Copa do Mundo (2014).
Voos semanais
De acordo com Marco D’Ilario, diretor de vendas da Alitalia, serão quatro voos semanais de Roma que partem aos domingos, sábados, quartas e segundas-feiras. Este último somente a partir de 04 de julho. Do Rio de Janeiro a Roma, os voos serão: segunda, quinta-feira, domingo e terça-feira – este somente em julho. O valor promocional da passagem ida e volta é de 599 euros.
Os voos são noturnos, partem do Rio de Janeiro 14h45 com chegada a Roma 7h10, horário pensado justamente para garantir aos passageiros o acesso a conexões nacionais e internacionais servidas pela Itália via Roma.
Países árabes
Segundo D’Ilario, por conta da união com o grupo Air France KLM no ano passado, a companhia italiana hoje voa para, praticamente, todos os países árabes, como Emirados Árabes, Egito, Líbano, Arábia Saudita e Jordânia, entre outros. Isso além de cobrir também grande parte da Europa, com rotas diárias para Espanha, Turquia, Inglaterra e França. São 92 destinos, 29 em território italiano, 47 internacionais e 16 intercontinentais.
Airbus & Boeing
“Com o voo para o Rio de Janeiro, a Alitalia reforça sua presença no Brasil e na América do Sul”, afirma o executivo. A companhia tem voos diretos diários para São Paulo partindo de Roma. A linha Roma – Rio de Janeiro será servida por uma aeronave Airbus A330, enquanto São Paulo continua sendo operada pelo Boeing 777.
Embraer 175
Desde o ano passado, a Alitalia está investindo na renovação da frota. Doze novos Airbus, sendo dois A330, substituíram os antigos Boeings. Nas rotas domésticas e européias, a empresa se prepara para voar com aeronaves da Embraer, o Embraer 175 e o 190, com respectivamente 88 e 100 assentos.
O acordo com a empresa brasileira foi fechado em março deste ano e os primeiros aviões devem ser entregues no segundo semestre. A Alitalia adquiriu 20 aeronaves da Embraer, num contrato de cerca de 790 milhões de reais.
Em 2010, a companhia italiana transportou 23 milhões de passageiros. Sua frota atual é de 147 aeronaves.