Abu Dhabi – O poeta e romancista Zahran Alqasmi (foto acima), de Omã, foi anunciado vencedor do renomado Prêmio Internacional de Ficção Árabe com seu livro “The Water Diviner” [“O Adivinho da Água”, em tradução livre] no último domingo (21).
Alqasmi, de 49 anos, receberá US$ 50 mil, e o comitê do prêmio financiará a tradução do romance para o inglês, disseram os organizadores do prêmio anual no site oficial.
“The Water Diviner” conta a história de um aldeão de Omã, Salem bin Abdullah, que é contratado por sua comunidade para encontrar fontes de água subterrânea.
A obra aborda as questões da escassez de água e de eventos climáticos extremos, como inundações.
“The Water Diviner, de Zahran Alqasmi, explora um novo assunto na ficção moderna: a água e seu impacto no ambiente natural e na vida dos seres humanos em regiões hostis”, disse Mohammed Achaari, presidente do júri, em nota.
Alqasmi, que já publicou quatro romances e 10 coleções de poesia, foi o primeiro escritor de Omã a vencer o prêmio, que está em sua 16ª edição.
Ele foi anunciado vencedor deste ano em uma cerimônia na capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi.
Em entrevista ao site do prêmio, Alqasmi disse que o livro tinha também um outro foco: “como as mulheres causaram mudanças na vida do protagonista”.
Cinco outros autores finalistas, da Argélia, Arábia Saudita, Iraque, Líbia e Egito, receberão cada um US$ 10mil, segundo os organizadores.
O prêmio é patrocinado pelo emirado de Abu Dhabi, que vem desenvolvendo iniciativas para se posicionar como um centro cultural.
É proibida a reprodução deste conteúdo.
Traduzido por Elúsio Brasileiro