Marina Sarruf
São Paulo – As roupas que o astronauta brasileiro, Marcos César Pontes, irá usar durante sua viagem ao espaço a bordo de uma nave russa foram feitas em São Paulo. Dois macacões azuis, duas calças, cinco camisas pólos e uma jaqueta de couro fazem parte da sua bagagem. Os macacões, que foram confeccionados de acordo com normas militares norte-americanas, já estão sendo usados por Pontes em seus treinamentos.
A empresa paulista responsável pelo figurino é a Flytex, especializada em roupas e acessórios destinados a aeronautas, policiais e profissionais de outras atividades táticas. Essa é a primeira vez que a empresa confeccionou um macacão para um astronauta. "Estou super contente com a história", disse a responsável pela produção das peças, Marília Fajardo Oliveira.
De acordo com ela, o primeiro contato com a Agência Espacial Brasileira (AEB) foi feito em novembro do ano passado, quando um representante da AEB viu um piloto usando um macacão fabricado pela Flytex num shopping em Brasília. "O primeiro pedido que eles me fizeram foram os emblemas bordados para fixar no macacão", afirmou Marília, que fez três emblemas: da bandeira do Brasil, do símbolo da Agência Espacial Brasileira e da Missão Centenária, uma homenagem ao primeiro vôo do aviador brasileiro Santos Dumont.
Em seguida, a AEB pediu para Marília ver se era possível fazer também o macacão para o astronauta porque o que ele estava usando era norte-americano e gostariam que ele usasse um brasileiro. "Fui atrás e fiz", afirmou. A confecção segue as normas norte-americanas. Ela explicou que elas são semelhantes as da fabricação das roupas dos pilotos, o que a empresária já comercializava. "A princípio o macacão ia ser usado apenas em treinamento e para coletivas, mas descobri que o astronauta também vai usá-lo na Estação Espacial Internacional", comemora.
Segundo Marília, o macacão é azul Royal e foi feito com um tecido com proteção ultravioleta, que não desbota. Outro detalhe que se diferencia dos macacões norte-americanos é o zíper nas mangas, permitindo ao astronauta usar a roupa com ou sem mangas. "Eu criei este diferencial justamente para o clima tropical do Brasil", disse ela, que também produz esse modelo de macacão para os pilotos.
Marido piloto
A experiência com confecções de uniformes para pilotos começou por um hobby de seu marido Marcelo Silva Oliveira, que é piloto e colecionador de uniformes militares americanos. "Toda vez que viajávamos para o exterior as pessoas nos pediam para trazer uniformes. Foi a partir daí que tive a idéia de começar a confeccionar os macacões", disse Marília.
A Flytex surgiu há quatro anos e produz cerca de 500 peças por mês. Além de macacões, calças, camisas pólos e jaquetas, a empresa produz coletes com bolsos, sacolas para capacetes e outros acessórios. As roupas da Flytex podem ser encontradas em todo território nacional. No início deste ano, a empresa fez sua primeira exportação para Itália e Suíça. "Meu interesse agora é o mercado externo. Com o astronauta usando nossas roupas já temos um chamariz", afirmou.
Vôo próximo
Marcos Pontes, que está atualmente em treinamento na Rússia, vai ser o primeiro brasileiro a ir para o Espaço. O vôo vai ocorrer no próximo dia 30 de março para a Estação Espacial Internacional, a 400 quilômetros da Terra. A bordo da nave Soyuz, Pontes irá acompanhado por um russo e um norte-americano. Ele vai levar experimentos científicos brasileiros para a execução de testes em ambiente de microgravidade.
Contato
Flytex
Telefone: +55 (11) 3501 3380
Site: www.flytex.com.br

