São Paulo – A marca brasileira de roupas masculinas Der Metropol desenvolveu a sua coleção primavera-verão inspirada no Egito. O estilista e dono da grife, Mario Francisco, um dos novos talentos da moda brasileira, foi buscar no acervo egípcio do Museu do Louvre, em Paris, elementos para criar as peças.
A ideia surgiu por acaso. Há cinco anos eu recebi uma bolsa de estudos e fui estudar Moda em Paris, na França. Eu visitei o Museu do Louvre e o que me mais me chamou a atenção foi a seção egípcia do museu”, conta Mario Francisco.
Lá o estilista viu sarcófagos, múmias e uma série de artefatos históricos do país árabe. Ao tomar a decisão de fazer sua coleção baseada no Egito, Mario Francisco aprofundou a pesquisa e resolveu se focar principalmente no Império Egípcio.
A Art Déco também entrou para a coleção. O movimento artístico surgiu nos anos 20, dando vazão ao design de linhas retas e circulares, formas geométricas e ao abstrato, mostrando corpos femininos e animais e misturando cubismo, abstração geométrica, construtivismo e futurismo.
“A Art Déco ocorreu no período da descoberta da tumba do faraó Tutancâmon e foi muito influenciada pela arte egípcia”, explica Mario. Nas peças da Der Metropol, o Egito dos faraós aparece em zíperes e botões dourados, na flor de lótus, em figuras de gatos, animal considerado ser divino no Egito Antigo, impressas sobre zíperes e rebites ou nas estampas. Também a mistura de cabeças de homem com corpos de animais, como os egípcios representavam os deuses, aparece na coleção por meio das estampas que mostram penas.
Há ainda as roupas com faixas cruzadas em x, uma referência direta aos sarcófagos e às múmias, já que os corpos da realeza eram embalsamados com os braços cruzados e muitas vezes as tumbas ganhavam também a escultura das múmias com esta posição.
Os bolsos das calças criadas pela Der Metropol aparecem um pouco encobertos, numa representação das descobertas do Egito dos faraós, que continuam ocorrendo. Mario Francisco afirma que teve o cuidado, no entanto, para que a coleção não ficasse caricata. Ou seja, que fosse adequada para o uso diário.
A Der Metropol participa do desfile da Casa de Criadores, desfile para novos talentos da moda brasileira, há cerca de dois anos. Paulistano, o estilista Mario Francisco faz suas criações em casa, em Osasco, e terceiriza a fabricação das peças. A produção, segundo ele, ainda é pequena e quase que exclusiva.
Atualmente as roupas da marca são vendidas em cinco pontos-de-venda, dois em São Paulo e três em Belo Horizonte. A marca ainda não exporta, mas já tem contatos promissores para isso no Sudeste da Ásia.
Mario Francisco é formado pela Faculdade de Moda do Senac, onde foi premiado ainda quando estudante, e também estudou na Smod, escola de moda de Paris. A passagem pela França, em 2005, aconteceu porque o estilista ganhou uma bolsa por seu desempenho na faculdade. Quando voltou ao Brasil trabalhou em grandes grifes, como M.Officer e TNG, para ganhar experiência. Atualmente ele dá aulas de moda no Senac.
Contato
Der Metropol
Telefone: +55 (11) 9434-1053
E-mail: mariofsc@yahoo.com.br

