São Paulo – A Royal Air Maroc realiza neste mês duas viagens com agentes de turismo de Espanha e de Portugal para promover os voos da empresa entre Casablanca e São Paulo e apresentar o Brasil como destino turístico a operadores europeus. As famtours, ou viagens de familiarização, estão inseridas no Programa de Aceleração do Turismo Internacional (Pati), um projeto criado pela Agência Brasileira de Promoção do Turismo (Embratur) para promover o País no exterior.
De acordo com informações da própria Embratur, dez operadores de turismo da Espanha estão em São Paulo desde 17 de março e ficarão até o próximo dia 23. No dia seguinte, chegam os agentes de turismo portugueses, com estadia prevista até 30 de março.
Em sua passagem pelo estado de São Paulo, os operadores de turismo europeus visitam a capital paulista e São Sebastião, no litoral norte do estado. Irão a restaurantes especializados em gastronomia brasileira, visitarão o Museu do Futebol e a aldeia indígena guarani do Rio Silveira, conhecerão ilhas do litoral paulista e assistirão a palestras em que serão apresentados destinos turísticos, oportunidades de negócios e a cultura local. Dentro deste programa, um grupo de jornalistas da França estará em São Paulo em abril.
A Royal Air Maroc voa desde Casablanca para São Paulo três vezes por semana e, de São Paulo para Casablanca, outras três vezes. O voo direto foi retomado em dezembro do ano passado, após cinco anos de interrupção a partir da pandemia de Covid-19. A rota entre a capital marroquina e São Paulo é utilizada pela companhia também para conectar passageiros à Europa.
No comunicado da Embratur, o presidente da instituição, Marcelo Freixo, afirma que o projeto traz pessoas que “vendem o Brasil” nos países emissores de turistas para que conheçam o Brasil e possam, então, apresentá-lo com mais conhecimento e detalhes aos clientes estrangeiros.
Freixo afirmou que o Pati proporciona a chegada de mais visitantes ao território nacional, o que gera investimentos, empregos e renda. O programa foi lançado no ano passado. Por meio dele, companhias aéreas e aeroportos contam com incentivos para lançar e atrair voos internacionais ao Brasil.
O gerente regional da Royal Air Maroc no Brasil, Othman Baba, afirmou que novas ações de marketing estão sendo projetadas com a Embratur. Ele disse que a conexão Casablanca – São Paulo já tem uma taxa de ocupação média de 80% dos aviões. “Esse sucesso nos incentiva a dobrar o tráfego de e para o Brasil, o que levou nossa companhia a firmar um acordo global com a Embratur e a incluir ações de marketing para o mercado brasileiro no âmbito do programa Pati”, disse, segundo a Embratur.
Ainda segundo a nota da Embratur, mais marroquinos estão viajando para o Brasil como resultado da retomada do voo entre os dois países. Em 2024, entraram no Brasil 4.854 turistas do Marrocos. Apenas em janeiro e em fevereiro, foram 1,2 mil marroquinos, um aumento de 42,9% na comparação ano a ano.
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