São Paulo – A companhia aérea marroquina Royal Air Maroc é a transportadora oficial – de artistas e obras – da 36ª Bienal de São Paulo. A mostra de arte será realizada no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, entre 6 de setembro e 11 de janeiro e terá, em seu portfólio de expositores, diversos expoentes da arte no Marrocos.
Entre os marroquinos na Bienal de São Paulo estão Amina Agueznay, Chaibia Talal (1929-2004), Farid Belkhaia (1934-2014), Laila Hida, Leila Alaoui (1982-2016), Malika Agueznay, Mohamed Melehi (1936-2020) e Meriem Bennani, além da cocuradora Alya Sebti. Diversos outros artistas são de países africanos. Trazê-los para o evento, afirma a empresa em nota, é uma oportunidade “concreta de colocar a cooperação Sul-Sul em prática”.
No comunicado, o diretor-regional da Royal Air Maroc para a América do Sul, Othman Baba, afirma que ser a transportadora oficial do evento é mostrar ao Brasil que a empresa deseja criar conexões com o país e com o resto do mundo e destaca que “a arte tem o poder de fazer pontes entre territórios e pessoas”, e que a empresa é um canal para facilitar esses encontros.
“Reforço que o Brasil é estratégico para a nossa companhia e essa parceria representa um passo importante em nossa jornada de integração Sul-Sul, atuando como uma aérea transnacional”, diz. A empresa afirma que patrocinar a Bienal é parte da sua ação institucional, pois ela já apoia festivais de cinema, música e arte contemporânea.
A Royal Air Maroc retomou seus voos ao Brasil em dezembro do ano passado, após interromper a rota entre Casablanca e São Paulo em razão da pandemia. A companhia voa três vezes por semana entre as duas cidades, e, a partir de dezembro, terá um quarto voo. Já afirmou que deseja ampliar mais suas frequências à capital paulista e expandir sua atuação no Brasil. Nos últimos meses, a Royal Air Maroc patrocinou também o intercâmbio entre agentes de viagens brasileiros e europeus, como forma de apresentar a eles destinos que vendem aos seus clientes.
Leia mais:
Marrocos leva artistas e cocuradora à Bienal de SP
Royal Air Maroc terá mais voos para São Paulo
Aéreas árabes aumentam voos para o Brasil


