São Paulo – A Seleção Brasileira Masculina de Rugby disputa mais dois jogos em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para definir a sua participação na Copa do Mundo de 2027, na Austrália. A primeira partida ocorreu no sábado (8) contra Samoa, mas a equipe do Brasil perdeu, restando, no entanto, ainda duas disputas, uma na quinta-feira (13) contra a Bélgica e outra na terça-feira (18) contra a Namíbia.
De acordo com o manager da seleção, Bruno Bragante Lopez, para conseguir a vaga, o time precisa vencer os dois próximos jogos e torcer por um resultado negativo de Samoa. Caso duas seleções vençam dois jogos, ainda existe a possibilidade de desempate por número total de pontos marcados.
A equipe brasileira conta com o suporte da torcida. De acordo com Lopez, no jogo com Samoa houve muito apoio nas redes sociais, além da presença de torcedores no estádio. “Aqui em Dubai existe uma comunidade brasileira muito grande, e mesmo quem não veio nos assistir no primeiro jogo, mandou mensagens positivas aos jogadores”, disse ele em entrevista para a ANBA de Dubai, onde acompanha os jogos.
O rugby tem muitos adeptos nos Emirados Árabes Unidos, já que existe comunidade europeia grande vivendo no país e esse esporte é muito difundido na Europa. Segundo o manager, crianças e adultos praticam a modalidade nos Emirados. “No local onde estamos disputando a competição, “The Sevens Stadium”, existem oito campos de rugby, com treinos diários”, observa.
Segundo Lopez, a Seleção Brasileira Masculina de Rugby está bem confiante para os próximos desafios. “No primeiro jogo, apesar da derrota, tivemos bons momentos, que nos mostraram que o time está evoluindo tecnicamente e mentalmente”, diz. A participação da torcida nas partidas é gratuita.
A disputa em Dubai é uma repescagem mundial das eliminatórias da Copa do Mundo de Rugby. Apenas quatro equipes participam, Brasil, Samoa, Bélgica e Namíbia, e vale só uma vaga. O Brasil, cuja seleção é chamada de Tupis, herdou a vaga na competição em função da desistência dos paraguaios.
Os brasileiros nunca haviam enfrentado o time da Samoa, assim como será a primeira vez que vão jogar contra a Namíbia. Em disputas com os belgas, os Tupis têm histórico positivo, já que encararam a equipe em duas oportunidades e venceram em ambas, a última em 2024. Os jogos do Brasil ocorrerão às 10h (horário Brasília) tanto no dia 13 como no dia 18. O time brasileiro tem como treinador e diretor técnico Josh Reeves.
A escalação divulgada pela Confederação Brasileira de Rugby para o jogo contra a Bélgica tem Thiago Oviedo, Théo Bastardie, Lorenzo Massari, Raphael “Raff” Hollister, Robert Tenório, João Amaral, Lucas Spago, André Arruda, Matheus Cláudio, Adrio de Melo, Gabriel “Fúria” Oliveira, Matteo Dell’Acqua, Wilton “Nelson” Rebolo, Henrique Ferreira e Caique Segura. Os suplentes são Yan Rosetti, Brendon Alves, Leonel Moreno, Ben Donald, Hélder Lúcio, Devon Muller, Gustavo Gobeti e Lucas “Zé” Tranquez.
Mais informações sobre os jogos e como participar podem ser obtidas aqui.
Leia também:
Catar e Arábia Saudita se classificam para a Copa


