Porangatu, Goiás – Conhecer alguns locais da Amazônia de maior destaque no noticiário de hoje e do passado recente. Esse é um dos objetivos da Jornada E.torQ Amazônia, viagem de carro de São Paulo ao Pará organizada pela Associação dos Correspondentes Estrangeiros (ACE) com patrocínio da Fiat, Goodyear e Tesacom.
A reportagem da ANBA integra o grupo de jornalistas que participa da empreitada. A equipe deixou São Paulo no início da tarde de sábado (02) em dois veículos, uma perua Palio Adventure e uma van Dobló, especialmente equipados para a aventura.
Durante o final de semana, a expedição rodou mais de 1,6 mil quilômetros, passando por Ribeirão Preto, em São Paulo, Uberlândia e Uberaba, em Minas Gerais, Brasília, Distrito Federal, Cristalina e Porangatu, em Goiás, próxima à fronteira com Tocantins, de onde sai na manhã desta segunda-feira rumo a Conceição do Araguaia, já no Pará.
No Pará, a ideia é visitar locais como a mina de Carajás, explorada pela mineradora Vale, Serra Pelada, garimpo famoso nos anos 80, o local onde deve ser construída a usina Hidrelétrica de Belo Monte, a famosa Rodovia Transamazônica, entre outros.
A ANBA vai publicar reportagens sobre estes lugares conforme as visitas forem sendo realizadas. O grupo pretende estar de volta a São Paulo no dia 24 de outubro. Se as condições das estradas permitirem, a viagem de retorno será feita pela BR-163, a Cuiaba-Santarém, que liga o Pará ao Mato Grosso, estado forte no agronegócio.

