Belo Horizonte – Foi dada a largada para a apresentação dos figurinos da próxima primavera-verão. Começou nesta quarta-feira (25) e segue até o dia 28, em Belo Horizonte, Minas Gerais, a 10ª edição do Minas Trend Preview. O evento, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e entidades parceiras, como o Sindicato do Vestuário de Minas Gerais, reúne 180 expositores dos segmentos de vestuário, calçados, bolsas, moda infantil, jóias e bijuterias.
Ao todo, são 250 marcas exibindo as suas novidades para a primavera-verão 2012/2013. Com expectativa de receber 15 mil visitantes de todo o País, a feira deve ser 20% maior que a sua edição anterior, realizada em novembro, em termos de geração de negócios.
Além de empresários e compradores nacionais, o Minas Trend Preview tem convidados estrangeiros do Canadá, China, Estados Unidos, França e Itália. De acordo com o presidente do Sindicato do Vestuário de Minas Gerais, Michel Aburachid, a expectativa é de fechar o evento com mais de R$ 20 milhões em vendas somente entre as confecções. "Isso sem contar no que vai ser fechado depois, por conta da feira", afirma.
Segundo Aburachid, compradores e visitantes árabes são bem-vindos nas próximas edições. "Precisamos promover esse entrosamento, trazer os árabes para Minas, o que é uma meta nossa", diz.
O Minas Trend Preview ganhou força principalmente pelo fato de apresentar, antes de qualquer outro evento no País, aquilo que se vai usar na primavera-verão. Isso além da força da moda mineira, claro. O estado responde hoje por 30% do setor nacional de confecção, com pólos especializados em produtos específicos, como lingerie, moda feminina, malhas e roupas para dormir, por exemplo.
Pelos corredores da feira é possível visitar estandes de fabricantes de diferentes partes do País, mas os mineiros são maioria. Há empresas de médio a grande porte, incluindo marcas conhecidas como a do estilista Ronaldo Fraga, um filho ilustre das "Gerais".
Parte desse time de empreendedores locais e dono de uma grife de bolsas que leva o seu nome, Rogério Lima conta que o Minas Trend Preview o ajudou a constituir a sua marca. "Sempre produzi para terceiros e quando abri a minha empresa, há cinco anos, decidi expor aqui", conta ele. "Na feira, ficamos de igual para a igual com os outros fabricantes, é uma vitrine importantíssima", explica ele.
Além dos estandes, o evento oferece desfiles e cursos para participantes. Em destaque, temas como moda e design.
O setor de confecção de Minas Gerais é formado por sete mil empresas que, juntas, geram 200 mil empregos. Em 2011, o segmento faturou R$ 1,4 bilhão, conforme informações do Sindicato do Vestuário de Minas Gerais.
* A jornalista viajou para Belo Horizonte a convite do Minas Trend Preview