São Paulo – A artesã carioca Monica Carvalho não esperava nada além de descanso daquele Carnaval em Lavras Novas, Minas Gerais. Sem saber, voltou para casa com uma nova carreira na bagagem. Formada em Letras, era professora de inglês e trabalhava com tradução, mas, logo passaria a viver da sua arte. Desde 1998 com o seu ateliê, ela produz acessórios e peças de decoração feitas a partir de matérias-primas naturais, principalmente as sementes. Além das vendas no Brasil, Monica tem seus produtos comercializados nos Emirados Árabes Unidos, na França e na Inglaterra. O plano para 2012 é crescer ainda mais no exterior, principalmente no mundo árabe.
Empreendedora que começou criando “na varanda de casa” e vendendo “para os alunos”, ela produz hoje itens como almofadas, esculturas, castiçais, luminárias, quadros, móveis, anéis, brincos, bolsas e colares, entre outros. Tudo adornado com sementes como tucumã, açaí e jarina, para citar apenas três opções. Isso além de madeiras, pedras, fibras naturais, linho, prata e ferro, por exemplo. “O importante é misturar os materiais e trabalhar com base na sustentabilidade”, explica ela.
Nesse sentido, toda a matéria-prima é obtida em áreas autorizadas para o extrativismo pelo governo. “São observados cuidados como retirar apenas um terço das sementes a cada estação e assim por diante”, afirma Monica.
A produção, feita no ateliê da artista no bairro de Peixoto, na capital fluminense, é tocada com a ajuda de duas funcionárias no local e de uma rede de colaboradores externos. Há ainda a participação em alguns projetos sociais, como a criação em parceiras com moradores do Morro de Santa Marta, também na cidade maravilhosa.
Os frutos do trabalho da artesã e de seus auxiliares chegaram ao exterior por meio de um representante contratado para divulgar as peças lá fora. Foi assim que os produtos chegaram às lojas do estilista inglês Eskandar em países como os Emirados, a França e a Inglaterra. De acordo com Monica, as exportações já representam 30% do faturamento do ateliê.
A meta de crescer no mercado internacional inclui o mundo árabe. “Sabemos que é lá que está o dinheiro”, diz a artesã. “E que esses mercados valorizam muito um trabalho artesanal e elaborado como o meu”, afirma ela, com todas as atenções voltadas para as possibilidades que a clientela das arábias oferece.
Contato
Ateliê Monica Carvalho
Telefone: +55 (21) 2547-9989
Site: www.monicacarvalho.com.br