São Paulo – As lojas do centro de comércio popular do Rio de Janeiro, conhecido como Saara, e que também é a sigla da Sociedade dos Amigos e das Adjacências da Rua da Alfândega, acaba de ganhar um portal de vendas na internet. O www.comprenasaara.com.br, está funcionando desde a última terça-feira. O complexo de lojas que se estende por 11 ruas do centro da cidade é frequentado diariamente por cerca de cem mil pessoas.
A iniciativa é uma parceria entre a Saara, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio (Sebrae/RJ) e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado (Facerj). No primeiro dia do portal, era possível visualizar dez lojas cadastradas, com uma oferta de mais 300 produtos, entre roupas, perfumes, artigos esportivos, religiosos, para festa e decoração.
De acordo com a gestora do projeto, Margareth Carvalho, do Sebrae-RJ, o portal, que levou dois anos para ser viabilizado, ainda está em fase de avaliação. “Cadastramos um grupo pequeno de lojas e produtos porque ainda estamos testando o sistema. Queremos ver como eles irão trabalhar com as vendas virtuais”, afirmou.
O projeto começou a ser desenvolvido no segundo semestre de 2006 com o objetivo de estabelecer algo inovador para aumentar a visibilidade e estimular as vendas das empresas. “Foi necessário capacitar esses empresários, com dicas de como gerenciar estoques e estabelecer parcerias para pagamento e entrega dos produtos”, explica.
O Sebrae investiu cerca de R$ 200 mil na criação do portal, que atenderá a pedidos de compra de todo o Brasil, e ainda na capacitação dos lojistas para lidar com a nova ferramenta. Os Correios ficarão responsáveis pela entrega das encomendas. Os pagamentos poderão ser feitos eletronicamente por boleto bancário ou cartão de crédito. As operações serão administradas pela Caixa Econômica Federal.
Segundo Margareth, ontem (30), mais seis empresas já demonstraram interesse em participar do portal. “Fomos procurados por lojistas de roupas indianas, árabes, ciganas, fitness e praia, também de artigos para festas e de uniformes profissionais. A oferta de lojistas promete aumentar rapidamente”, disse a gestora.
A expectativa é o número de lojistas cadastrados no portal chegue a 50 até o final de 2009. O aumento das vendas deverá ser o chamariz dos empresários. “Nossa perspectiva é aumentar em 20% as vendas das lojas cadastradas no portal”, destacou. “Agora vamos acompanhar os relatórios gerenciais para identificar quais os produtos mais procurados e a avaliação do funcionamento do site”, afirmou Margareth.
Mar de gente
O nome é de deserto, mas o Saara do Rio de Janeiro mais parece um mar de gente. Todos os dias, cerca de cem mil pessoas passam pelo complexo de lojas que se estende por 11 ruas. A associação Saara foi formada em 1962 pelos comerciantes locais.
Com o tempo, a região ficou tão popular que passou a identificar todo o trecho do Centro do Rio circundado pelas ruas dos Andradas, Buenos Aires, Alfândega e Praça da República.
Hoje , o local reúne 800 lojas que vendem roupas, brinquedos, calçados, artigos esportivos, artigos de festa, entre outros. “Se considerarmos a parte de serviços o número de lojas aumenta para 1.200”, observa a gestora do Sebrae.

