Marina Sarruf
São Paulo – A história da Natural Terra, pequena fábrica de sabonetes, cremes, óleos e sais de banho cem por cento naturais, de Fortaleza, no Ceará, é diferente da maioria das empresas brasileiras. Apesar de ser uma microempresa, os produtos da Natural Terra ganharam reconhecimento rápido no exterior.
Enquanto no mercado interno é apenas um quiosque que sustenta as vendas, fora do país eles são consumidos por italianos, portugueses, ingleses e cabo-verdianos. "As coisas foram acontecendo, não esperava conquistar primeiro o mercado externo para depois crescer no mercado interno", afirma a proprietária da Natural Terra, Patrícia Rodrigues, formada em Cosmetologia.
A empresária, que é paranaense e trabalhava com estética facial e corporal em uma clínica de Curitiba, chegou há dois anos e meio em Fortaleza. Na cidade ela instalou seu ateliê de 100 metros quadrados para a fabricação dos produtos e abriu a loja. Um ano depois estava exportando. No mercado interno, apenas agora as vendas devem se expandir do Ceará para o Sul do país.
Segundo Patrícia, a proposta de exportação dos sabonetes da Natural Terra surgiu há um ano e meio, quando uma empresária italiana, proprietária de duas lojas de produtos naturais, na Itália e no Cabo Verde, viu os produtos em uma feira. Em seguida, os sabonetes artesanais foram vendidos para Portugal.
A Natural Terra exporta cerca de 50% de sua produção. De acordo com Patrícia, os produtos fabricados de maneira natural são bem visto no exterior. "Meu público alvo são os turistas", disse. Além de naturais, os sabonetes têm propriedades terapêuticas.
Em janeiro, a empresária iniciou as vendas de sabonetes para um cliente inglês, que é proprietário de um hotel e uma pousada na Inglaterra. "Todo mês ele pede de 100 quilos a 110 quilos", conta Patrícia. A empresária afirma que sempre vai a feiras em busca de novos clientes, mas até agora não esteve em nenhuma no exterior.
De acordo com Patrícia, após a sua participação no 9° Encontro Internacional de Negócios do Nordeste, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Ceará, a empresária fez contatos com várias tradings, entre as quais uma que trabalha com o mercado árabe. "Já mandei 17 amostras de sabonetes para serem distribuídas em diversos países do Oriente Médio, estou esperando retorno", afirma. Além dessa trading, a empresária já fez contatos com outras empresas para iniciar as exportações para os Estados Unidos.
No momento, as atenções da Natural Terra estão voltadas para uma parceria com uma empresa do Cabo Verde para montar uma linha de produção de sabonetes no país. "A idéia é exportar tecnologia e produzir os produtos com a minha marca", explica Patrícia. Do Cabo Verde os sabonetes deverão ser vendidos para Senegal, Portugal e Estados Unidos.
Mais exportações
Os negócios da Natural Terra estão crescendo. No ateliê são produzidos em torno de 350 quilos de sabonetes por mês. "Acredito que este ano as exportações devem crescer no mínimo 20%", afirma ela, que vende o quilo a R$ 45.
A empresária explica que todas as suas vendas externas não tiveram apoio governamental ou qualquer ajuda financeira. "Fui atrás de tudo sozinha", disse. Patrícia está fazendo contatos com uma distribuidora para começar a vender também em Curitiba, no Paraná.
Sabonete de melancia
Os principais sabonetes exportados pela Natural Terra são os de frutas tropicais, como pitanga, melancia, lima limão, banana e mamão papaia. Já no mercado interno os sabonetes de argila, farelo de arroz, sementes e ervas são os que mais vendem. "O diferencial do Natural Terra é que os produtos são cem por cento naturais e não possuem conservantes químicos", disse Patrícia. Ela afirma que cada sabonete tem uma finalidade terapêutica específica. Os produtos são feitos a base de manteiga de frutas, aloe vera, karité, algas e aveias.
Segundo a empresária, os sabonetes de argila verde, por exemplo, podem ser usados para o tratamento de peles com acne, já os de argila branca servem para peles normais.
Patrícia se define como uma artesã. Todos os sabonetes produzidos em seu ateliê são feitos artesanalmente por ela e mais três ajudantes. São cerca de 50 tipos de sabonetes de diferentes formatos, 17 só de frutas. O quiosque de vendas da empresária fica no Mercado Central de Fortaleza.
Contato
Natural Terra
E-mail: lavandabrasil@yahoo.com.br