Da Agência Brasil
Brasília – O primeiro levantamento de intenção de plantio da safra nacional de grãos 2006/2007, divulgado hoje (05), em Brasília, mostra que a soja, o milho e o algodão em caroço e em pluma deverão alcançar produção superior à da safra passada. O Brasil deverá colher entre 117,7 e 120,6 milhões de toneladas de grãos no total. Na safra passada foram colhidas 119,9 milhões de toneladas.
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), deverão ser cultivados entre 20,5 milhões de hectares e 21,1 milhões de hectares de soja na próxima safra. Isso representa redução entre 7,6% e 5,1% na área plantada da oleaginosa, devido ao endividamento do produtor nas últimas três safras.
Apesar da diminuição da área plantada, o levantamento da Conab indica que devem ser produzidas entre 53,5 milhões de toneladas e 55,0 milhões de toneladas de soja, o que equivale a um ganho de até 3%. De acordo com a Conab, o crescimento da produção pode ser atribuído à ação dos produtores de plantar em áreas mais produtivas, o que resulta em maior produtividade.
Pelo levantamento da Conab, a produção de milho na safra 2006/2007 deverá ficar entre 41,9 milhões de toneladas e 42,9 milhões de toneladas, o que significa um ganho de até 3%. A região centro-sul responde por 89,5% da produção nacional, em média.
Ainda segundo o levantamento, o crescimento da produção de algodão da Região Centro-Oeste deve ficar entre 1,9 milhão de toneladas e 2,1 milhões de toneladas. Com isso, diz a Conab, a região deverá ter participação entre 60,8% e 61,5% na produção nacional. Mato Grosso é o estado que ocupa a primeira posição na produção brasileira de algodão.
Já na colheita do arroz, haverá uma queda e a safra deverá ficar entre 11,3 e 11,6 milhões de toneladas. Para o levantamento, técnicos da Conab estiveram em campo no período de 18 a 22 de setembro, entrevistando representantes de cooperativas, órgãos públicos e privados, agentes financeiros e produtores.

