Da Agência Brasil
Rio de Janeiro – A produção brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas (caroço de algodão, amendoim, arroz, feijão, mamona, milho, soja, aveia, centeio, cevada, sorgo, trigo e triticale) deve chegar a 122,019 milhões de toneladas neste ano, 25 milhões de toneladas a mais do que o volume de 2002, segundo previsões do Instituto BrasiIeiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas hoje.
Segundo Carlos Alberto Lauria, técnico do IBGE responsável pelo levantamento, nunca havia sido registrado aumento tão grande de safra de um ano para outro, desde 1975, quando teve início o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola.
De acordo com Lauria, esse resultado deve-se às condições climáticas favoráveis, às técnicas no cultivo e aos avanços nas pesquisas agrícolas obtidos no país. O técnico explicou que, embora ainda faltem três meses para o fim do ano, a safra está praticamente consolidada, uma vez que restam poucos produtos para serem colhidos no campo. Nesse ano, o milho e a soja terão as maiores colheitas, 12 milhões de toneladas e 10 milhões de toneladas, respectivamente.
Os resultados favoráveis da safra de trigo de 2003 em todos os estados produtores, até agosto, apontam para uma produção de 5,3 milhões de toneladas, quase 79% superior à obtida em 2002. Mesmo assim, a produção do país ainda se acha bem abaixo do consumo, que é da ordem de 10,5 milhões de toneladas.