São Paulo – Os produtores brasileiros de café deverão colher 49,15 milhões de toneladas na safra deste ano, uma queda de 3,3% em comparação com o ano passado. De acordo com a quarta previsão de safra divulgada nesta sexta-feira (20) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de café robusta, que corresponde a 22,1% do que é produzido no Brasil, sofrerá a redução mais significativa: segundo as estimativas, foram colhidas 8,2 milhões de sacas de 60 quilos, uma queda de 12,95% em relação a 2012.
A maior parte do café produzido no Brasil é da variedade arábica, que corresponde neste ano a 77,9% da safra total. A queda em relação a 2012 foi de 0,15%, conforme os dados da Conab, e o total de árabica colhido deverá chegar a 38,29 milhões de sacas. Entre os motivos apontados pela Conab para a queda na produção em 2013 estão a irregularidade de chuvas nas regiões produtoras, geadas no Paraná e por ter sido ano de baixa produção no ciclo do café.
O ciclo da cultura do café, porém, deverá exercer menos influência na safra dos próximos anos pois, segundo a Conab, o aumento na mecanização da lavoura, produtividade e inovações tecnológicas são empregados para equilibrar a produção dos cafezais e reduzir as quedas de safra nos anos de baixa produção. Ainda de acordo com as estimativas, a área total de café plantado no Brasil somou 2.311.599 de hectares neste ano, com redução de 0,76% na comparação com 2012. Do total de área plantada, 53,29% está no estado de Minas Gerais.

