Da redação
São Paulo – A produção de café beneficiado do Brasil já está em 33,7 milhões de sacas na safra 2007/2008, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Desse total, 69,6% são da variedade arábica e 30,4% do tipo robusta ou conilon. A quantidade é 20,6% menor que a produção do ciclo anterior.
A diferença se deve à bienalidade negativa da cultura (que provoca menor produtividade), à estiagem ocorrida no período da floração e ao excesso de chuvas nos meses de dezembro do ano passado e janeiro deste ano, que propiciou o aparecimento de pragas e doenças na plantação.
O estado brasileiro que mais colheu café foi Minas Gerais, responsável por 45,9% da produção total do país. O estado é o maior produtor do café arábica. O Espírito Santo veio em segundo lugar, com 28,4% da safra nacional. É o maior plantador do café tipo robusta.
A área total cultivada foi de 2,3 milhões de hectares. Desses, 91,5% estão em produção e 8,5% em formação. A colheita já está encerrada em todos os estados produtores como Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Bahia.

