Geovana Pagel
São Paulo – Entre as mais de 100 empresas nacionais de calçados masculinos no Brasil, a indústria San Marino será a única representante na Semana do Brasil em Dubai (Brazilian Week & Trade Exhibition) que acontece de 7 a 9 de dezembro nos Emirados Árabes Unidos.
A empresa, sediada em Belo Horizonte, Minas Gerais, iniciou as exportações para os Emirados este ano e pretende, com a visita, ampliar seus relacionamentos no local e expandir o volume de sapatos enviados. O evento diplomático será acompanhado por um dos executivos de negócios internacionais, Rodrigo Queiroz dos Santos.
“O Oriente Médio é um pólo potencial estratégico para as indústrias de calçado. As possibilidades de aumento de vendas para este país (Emirados) são muitas e eventos como este são ideais para nos adaptarmos às diferenças culturais e empresariais”, explica Santos.
A San Marino também estará representando a indústria calçadista mineira, já que somente ela foi escolhida no estado para participar do evento. De acordo com Santos, a escolha da empresa feita pela Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex), justificada pela agilidade de atendimento aos pedidos, qualidade dos produtos e inovação dos calçados.
A semana, que coincidirá com a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a diversos países da região, incluindo os Emirados Árabes, tem como objetivo mostrar o produto brasileiro para os potenciais compradores árabes, colhendo informações sobre o mercado local. Por exemplo, os canais existentes de distribuição, se os calçados são adequados ao consumo local e se os preços são competitivos.
O evento é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, pela Agência de Promoção das Exportações do Brasil (Apex) e pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, em parceria com os ministérios do Turismo, Esporte, Cultura e Relações Exteriores.
Incentivo às exportações
A participação na Semana do Brasil nos Emirados Árabes acompanha os investimentos da San Marino no mercado externo. Este ano a indústria iniciou suas exportações para a Itália, o berço do design e da moda calçadista mundial.
Seus calçados estão presentes também em países do Mercosul, EUA, Equador, Panamá, Canadá, Emirados Árabes, República Dominicana, Bolívia, Suriname, Espanha, Jordânia e Arábia Saudita.
Desde 1950 a indústria de calçados masculinos San Marino é administrada pelos familiares de seu fundador, já chegando à terceira geração. A empresa possui 35 agentes comerciais espalhados por todo o país em aproximadamente 2.300 pontos-de-venda.
Sua produção mensal chega a 60 mil pares em Belo Horizonte e 14 mil pares em Franca. Até outubro de 2003, comparado a igual período de 2002, o crescimento da empresa foi de 2% e o faturamento foi ampliado em 13,8%. No ano passado o faturamento superou os R$ 20 milhões.
Contato
www.sanmarino.com.br

