Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – O estado de Santa Catarina quer diversificar a pauta de exportações para o Kuwait. Esse foi um dos assuntos discutidos ontem (07), durante a visita do embaixador do Kuwait em Brasília, Waleed Al-Kandari, à sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). O embaixador, que se encontrou com o vice-presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, estava acompanhado do secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby.
As exportações do estado para o Kuwait somaram US$ 19,3 milhões de janeiro a setembro, o que representou um aumento de 71% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, segundo Côrte, 70% das exportações do estado para o país árabe são de carnes de frango. Ele falou ainda que Santa Catarina pode fornecer ao Kuwait muitos outros produtos, principalmente dos setores de metalurgia, moveleiro e têxtil, tanto para vestuário quanto para cama, mesa e banho.
De acordo com Alaby, um dos assuntos discutidos foi o sucesso da missão empresarial ao Golfo Arábico, realizada em novembro do ano passado, organizada pela Fiesc e Câmara Árabe. Alguns empresários que participaram da missão ainda estão concluindo negócios. É o caso da Stone Control, que comercializa mármores, granitos e cerâmica, e deve fechar um contrato com uma biblioteca do Kuwait para fornecer o piso.
Côrte disse também que este ano três empresas catarinenses vão participar da missão ao Golfo, organizada pela Câmara Árabe e Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (Apex), são elas: Docol Metais Sanitários, Gabriella Revestimentos Cerâmicos e Global Gate, de pedras e granitos.
Segundo Alaby, o embaixador demonstrou muito interesse no potencial industrial e turístico do estado. Porém, Al-Kandari disse que para trazer investimentos do Kuwait é importante que o estado tenha tratados para promoção e proteção de investimentos e de considerações à tributação do imposto de renda como instrumentos jurídicos.
Ainda ontem, o embaixador se encontrou também com o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira. Eles falaram do comércio entre o estado e o país árabe e da possibilidade do governador visitar o Kuwait e outros países do Golfo Arábico no próximo ano. Silveira lembrou ainda que o ex-governador do estado, Esperidião Amin, visitou o Kuwait em 2002, como parte de uma viagem oficial pelo Egito e Itália.
Hoje, o embaixador vai visitar a empresa Weg, multinacional de origem brasileira e maior fabricante de motores elétricos da América Latina, sediada em Jaraguá do Sul. Recentemente, a empresa abriu uma filial em Dubai, nos Emirados Árabes, onde vai atuar com a comercialização, distribuição e assistência técnica de produtos e sistemas nos países do Oriente Médio e Norte da África. Outra empresa que Al-Kandari vai visitar é a Electro Aço Altona, que tem capacidade instalada de fundir 1,4 mil toneladas de peças de ferro por mês.

