São Paulo – O Santander Universidades, braço do banco Santander de apoio a projetos universitários, tem inscrições abertas para um programa de intercâmbio no exterior voltado a estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação. O Catar (foto acima) está entre os 20 países de destino do programa, chamado Santander Mundi.
A iniciativa é voltada para estudantes de 55 universidades que têm convênio com o Santander Universidades. Além do Catar, o intercâmbio poderá ser feito na Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico, Estados Unidos, Uruguai, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Polônia, Portugal, Espanha, Inglaterra, China, Rússia e Singapura.
O aluno terá que escolher uma instituição no exterior com a qual a universidade em que está matriculado tem convênio – no total são 1,2 mil. De acordo com informações da assessoria de imprensa do banco, para ter acesso a essa lista, o estudante deverá baixar um aplicativo, o App Universitário, e informar a sua universidade de origem.
As inscrições estão abertas até 11 de julho e serão dadas 100 bolsas de estudo. Os aprovados receberão 4 mil euros para cobrir custos de transporte, hospedagem e alimentação. O valor significa R$ 16,8 mil, segundo a conversão atual. Por meio do projeto, o estudante poderá cursar um semestre no exterior até dezembro de 2019.
De acordo com informações divulgadas pelo Santander, a seleção é feita pelas próprias universidades, que deverão priorizar alunos de alto desempenho acadêmico e baixas condições financeiras. Os editais com os pré-requisitos deverão ser publicados por cada instituição de ensino. O App Universitário está disponível para Android e iOS ou no portal Santander Universidades.
Segundo informações divulgadas pelo Santander, o banco foi reconhecido como a empresa que mais investe em educação no mundo pelo ranking Global Fortune 500. O programa Santander Universidades foi criado há mais de 20 anos e desde 1996 já concedeu mais de 290 mil bolsas de estudo em 21 países. No Brasil há 300 instituições conveniadas.