São Paulo – O município de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, tem interesse de atrair investimento árabe, principalmente nas áreas de turismo e logística portuária. A informação é do prefeito da cidade, Luiz Marinho, que participou ontem (26) da abertura do 1º Fórum Internacional de Relações Multilaterais Econômico-Comerciais.
“A ideia desse evento é buscar encurtar caminhos e distâncias, mostrar para quem tem interesse de investir no Brasil, que existe uma cidade chamada São Bernardo do Campo e que podemos oferecer desde produtos para consumo até oportunidades de investimentos”, afirmou o prefeito. No fórum estavam presentes embaixadores de mais de 15 países, entre eles da Arábia Saudita, Líbano, Egito, Catar e Kuwait, além de cônsuls de outros países árabes e representantes de câmaras de comércio, como o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira , Michel Alaby, e o vice-presidente de Relações Internacionais da entidae, Helmi Nasr.
De acordo com o prefeito, o fórum, que segue até hoje na cidade, pretende apresentar para esses diplomatas o potencial econômico de São Bernardo do Campo. “Nós temos um parque industrial invejável”, disse Marinho, que citou as montadoras automobilísticas instaladas na cidade, como Volkswagen, Ford, Mercedes-Benz, Scania e Toyota. “São Bernardo do Campo está geograficamente bem localizada para receber investimentos em logística”, acrescentou o prefeito, dizendo que o município está localizado a 45 quilômetros do Porto de Santos e a 20 quilômetros da cidade de São Paulo.
Segundo o secretário de Relações Internacionais de São Bernardo. Evandro de Lima, a cidade já tem uma boa relação com o mercado árabe, já que uma das empresas que faz a certificação halal de carne de frango está na cidade. “Muitas empresas exportadoras de frango precisam passar pela cidade”, disse. Com relação a investimentos, o secretário acredita que seria interessante para os árabes investirem em redes hoteleiras e resorts na cidade. “Hoje existe uma demanda muito grande e a gente não consegue atender”, acrescentou.
O município de São Bernardo tem cerca de 800 mil habitantes, uma área de 408 quilômetros quadrados, sendo que 53% tem proteção manancial devido a represa Billings; representa 1% do Produto Interno Bruto do país e 2,9% das exportações brasileiras.
Momento de superação
De acordo com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o Brasil está vivendo um momento de superação. “É um momento para mostrar as potencialidades do país”, afirmou ele que se referiu à superação da crise mundial. O ministro citou, por exemplo, que indicadores de geração de emprego no país se superaram, houve um crescimento do PIB, da indústria, do consumo, retomada dos investimentos e ampliação das exportações. “Todos esses indicadores mostram que superamos a crise”, afirmou.
A Copa de 2014, as Olimpíadas de 2016 e a exploração do Pré-Sal também foram citadas no evento como grandes oportunidades para se investir no Brasil. “Investimentos urbanos devido aos garndes eventos que o país vai sediar também são desafios que o Brasil vai enfrentar”, afirmou o ministro de Estado Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães.

