São Paulo – Perfumes à base de patchouli, âmbar, oud, almíscar, jasmim e sândalo não costumam fazer parte das fragrâncias mais usadas por homens e mulheres no Brasil, mas nesta quarta-feira (23) a capital paulista ganhou novos aromas com a inauguração da Al Zahra, loja dedicada à venda de perfumes do Oriente Médio.
O local pertence à empresária brasileira Julia De Biase. Desde 2013, ela importa e vende as fragrâncias da marca Asgharali, do Bahrein, em estabelecimentos da capital e do interior paulista. São os perfumes desta marca que estão disponíveis na nova loja, mas De Biase planeja diversificar a gama de produtos oferecida.
“Este ano estive novamente no Oriente Médio e conversei com alguns empresários da área de perfumaria. Vamos ter perfumes do Oriente Médio com fragrâncias típicas de lá. O intuito é trazer marcas que venham do Catar, Arábia Saudita, Omã, Emirados Árabes, Líbano, Bahrein, Jordânia e algumas marcas de perfumarias francesas que seguem a mesma linha oriental”, explica a empresária.
Ela afirma que, diferentemente do costume ocidental, no mundo árabe não há uma distinção clara entre fragrâncias masculinas e femininas. No entanto, de acordo com as preferências brasileiras, a empresária classifica que haja cerca de 50 perfumes femininos e dez masculinos em sua loja. Além dos perfumes, a Al Zahra vende o bakhoor, tipo de carvão usado como incenso, e os incensórios árabes, decorados com pedraria que acabam servindo como belas peças de decoração.
As embalagens dos perfumes são uma atração à parte na Al Zahra. Com formatos de adagas e jarros, entre outros, e cobertos com pedras coloridas, os recipientes são os primeiros itens a chamar a atenção de quem entra na loja. “O perfume no Oriente é uma joia, tanto quanto o ouro, por isso as embalagens são tão bonitas”, afirma De Biase.
A fixação dos perfumes árabes, afirma De Biase, também é superior a da maior parte das fragrâncias ocidentais. “O ‘eau de parfum’ [árabe] normalmente é muito parecido com o perfume europeu. Tem uma duração de fixação de mais ou menos cinco a seis horas. Agora, o perfume concentrado você passa de manhã e ele fica 24 horas na sua pele. O perfume concentrado não possui álcool. Quanto mais álcool tiver no perfume, menos tempo ele fica na sua pele”, destaca a empresária.
Além dos diferentes aromas, os perfumes da Al Zahra variam em sua forma de apresentação. Na loja, são encontrados os tradicionais sprays, com perfume líquido, mas há ainda os perfumes concentrados, que são óleos essenciais, e os perfumes sólidos, em forma de creme.
Negócios
Segundo De Biase, a média de venda das fragrâncias da Asgharali no Brasil tem sido de cinco mil perfumes ao ano. “São perfumes muito caros, são cheiros diferenciados. Eu explico e dou uma aula de perfumaria oriental para as minhas clientes porque elas têm que entender o que elas estão consumindo”, diz a empresária. Até a abertura da loja própria, as fragrâncias eram comercializadas em 13 diferentes pontos de venda, que vão continuar oferecendo os perfumes árabes.
Na Al Zahra, os preços dos perfumes variam de R$ 400 a R$ 4 mil. “O Puro Oud é o mais caro. Não há nada além de oud na fragrância. É perfume forte, sinônimo de poder. O oud vem de uma árvore que, para se retirar sua substância, a resina dessa árvore, você leva 40 anos. Você tira a substância e ela é transformada em óleo essencial”, conta De Biase.
Além de novas lojas no Brasil, De Biase pretende abrir pontos de venda em outros países da América do Sul, como Chile, Peru e Uruguai.
Contato
Al Zahra
Endereço: Rua Melo Alves, 490, Jardins, São Paulo – SP
Site: www.itsalzahra.com
Tel.: +55 (11) 3857-7523


