São Paulo – O governo do estado de São Paulo lançou, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, ontem (25), o Programa de Melhoria da Competitividade das empresas localizadas nos Arranjos Produtivos Locais (APLs). O objetivo é fomentar a competitividade das micro, pequenas e médias empresas e fortalecer os APLs. O programa destinará US$ 20 milhões a 15 desses arranjos.
Metade desse valor virá através de empréstimo feito junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) pelo Governo do Estado e os outros 50% serão a contrapartida do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). "Este é um programa piloto. Esperamos que os investimentos anunciados impulsionem a concretização real das APLs", afirmou o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman.
O programa é uma parceria firmada entre o governo estadual, Sebrae e BID, com apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). No convênio firmado, serão contemplados os APLs dos setores de calçados, construção civil, móveis, confecção, plástico, álcool e médico odontológico.
Arranjos Produtivos Locais são aglomerações de micro e pequenas empresas localizadas em uma mesma região, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outras entidades locais, tais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

