São Paulo – A capital paulista vai sediar a partir da quinta-feira (23) a 7ª Exposição Interamericana do Cavalo Árabe, que reunirá mais de 120 animais da raça no Parque da Água Branca. Até o domingo, 26 de maio, ocorrerão competições entre cavalos vindos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal, além de outras atrações. A entrada é gratuita.
Segundo a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), as provas, que ocorrerão em quatro modalidades, serão julgadas por brasileiros e estrangeiros, entre eles Sufian Taha Al Husseini, da Palestina. Também serão juízes Luiz Antônio Moreira Rocco, do Brasil, e Steve Dady, dos Estados Unidos.
As modalidades de competição serão: uma de Conformação (Halter) e três de Performance (Western Pleasure, English Pleasure e Traje Típico). No Halter os jurados analisam a estrutura óssea, musculatura, proporções e a aparência geral dos equinos. Os animais são conduzidos pelos apresentadores, que os exibem em uma pista circular para que os juízes possam avaliá-los de todos os ângulos.
Nas provas de Performance, o estilo de montaria, o traje do cavaleiro e os acessórios do cavalo são levados em consideração. A Western Pleasure segue padrões de equitação ocidental e a English Pleasure, padrões da equitação inglesa. No Traje Típico é destacada a beleza do cavalo em trajes tradicionais e cerimoniais.
A realização da exposição de cavalos árabes é da ABCCA, que estima injeção de mais de R$ 1 milhão na economia de São Paulo a partir do evento. No ano passado, em março, na 36ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe, também promovida pela ABCCA, foi registrado público de mais de três mil pessoas.
Leia mais:
Cavalos do Catar participam de exposição em São Paulo
Serviço
7ª Exposição Interamericana do Cavalo Árabe
Data: 23 a 26 de maio
Local: Parque da Água Branca, São Paulo (SP)
Entrada gratuita