São Paulo – A segunda edição do festival Um dia nas Árábias ocorre em 22 e 23 de abril, no parque Ceret, na zona leste paulistana. O encontro irá reunir gastronomia, dança, artesanato e cultura do Oriente Médio em tendas organizadas por refugiados do Líbano e da Síria.
“Vai ter muita comida típica, leitura da borra de café, dança do ventre, dabke, tatuagem de hena e uma tenda com um ator vestido de sheikh para as pessoas tirarem fotos”, conta Said El Hajj, idealizador do festival. A ideia do evento surgiu como uma alternativa para os refugiados conseguirem alguma renda após o fim de outro festival, que ocorria no bairro do Brás, explica El Hajj.
Segundo ele, as comidas que fizeram mais sucesso entre os visitantes da primeira edição foram o shawarma, o falafel e o saj. O festival foi organizado pela primeira vez em novembro do ano passado e recebeu cerca de 4,5 mil pessoas. “A gente está contando que faça sol [nos dias do evento] e esperamos dobrar o público”, afirma El Hajj. O Ceret, onde o evento irá ocorrer, é um parque ao ar livre.
O festival também abre espaço a tendas de produtos de outras culturas. No evento, dez participantes irão vender alimentos diversos, como crepes, espetinhos, hambúrgueres e comida japonesa. Como forma de contribuir com a causa dos refugiados, os comerciantes não-árabes irão doar 5% de seu lucro líquido à ONG Bem-vindo Amigo Refugiado. A organização ajuda 130 famílias estrangeiras, a maioria de sírios.
El Hajj conta que os refugiados que participam do festival estão há cerca de um ano no Brasil. “A dificuldade de inclusão deles é muito grande. Eles fazem bicos, mas o festival é uma grande fonte de renda”, aponta o organizador.
O evento terá cerca de 40 tendas no total, além de atrações para crianças, como cama elástica, parede de escalada e pula-pula, entre outros.
Serviço
Festival Um dias nas Arábias
Dias 22 e 23 de abril, das 11h às 20h
Local: Parque Ceret – Rua Canuto de Abreu, s/nº – Tatuapé – São Paulo
Entrada franca ou 1 quilo de alimento para a ONG Bem-vindo Amigo Refugiado