Agência Brasil*
São Paulo – O estado de São Paulo terá, em 30 de julho deste ano, 40 milhões de habitantes e passará a ser mais populoso do que 178 países, abaixo apenas de 29 nações. A projeção foi feita pelo Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), entidade ligada ao governo paulista. O último levantamento indica que há no estado uma população de 39,3 milhões de habitantes.
Na América do Sul, o estado perderá apenas para a Colômbia em tamanho da população. Entre os países árabes, somente o Egito, com 73,3 milhões, tem uma população maior do que o estado de São Paulo.
A taxa de crescimento registrada no estado, de 1,8% ao ano, é maior do que a nacional, de 1,6%, de acordo com o último levantamento demográfico. No período de 2000 a 2005, o grupo de habitantes que mais cresceu foi o com idades entre 45 e 59 anos, com taxa de 4,2% ao ano. A população com idades entre 15 e 29 anos aumentou 1%, a com 30 a 44 anos 1,6% e a com 60 a 74 anos 2,6%. Os grupo com mais de 75 anos cresceu 3,9%.
De acordo com o Seade, o aumento da população com idade ativa, até 59 anos, e na terceira idade, com mais de 60, é resultado dos altos índices de natalidade e queda das taxas de mortalidade ocorrida desde 1945. Também influenciam no índice a migração observada entre 1960 e 1980, período em que grande número de pessoas de outros estados, com idades entre 20 e 30 anos, buscava trabalho em São Paulo. O menor crescimento da população infantil ocorre em função da redução das taxas de natalidade.
As mulheres são maioria na população paulista já que têm expectativa de vida oito anos maior do que os homens, além de formarem grande parte do movimento migratório de outros estados. Entre as cidades paulistas, Bertioga, no litoral norte, tem o maior crescimento anual de população, com 8,4% ao ano, e Itaocá o maior decréscimo populacional, com 1,7%.
Economia
A população, de volume expressivo, leva adiante também a maior economia do Brasil. No ano passado, o estado de São Paulo faturou US$ 31 bilhões com exportações, o que significa cerca de um terço do total vendido pelo país no exterior. Os moradores de São Paulo têm renda per capita de R$ 11,3 mil. O estado tem 645 municípios.
*Com informações da redação

