São Paulo – De 04 a 14 de março, o Instituto de Cultura Árabe (Icarabe), em parceria com o Sesc Itaquera, irá organizar seis apresentações de Diwan, que são encontros de arte árabe, incluindo narração de histórias, música ao vivo e danças folclóricas. Pela primeira vez estes encontros são voltados para o público infanto-juvenil.
Os cinco primeiros eventos serão fechados, com grupos de 30 a 40 crianças de 07 a 12 anos. As crianças participantes são integrantes do Projeto Curumim, do Sesc, no qual elas atuam em atividades como artes plásticas, música, dança, literatura, teatro, saúde, esportes, entre outras. Os encontros serão realizados em locais como escolas e parques da zona leste de São Paulo.
No dia 14, o evento vai ocorrer no próprio Sesc Itaquera, às 15 horas, e será aberto ao público. “A ideia é contar algumas histórias de família para mostrar que há vários modos de os árabes viverem”, conta Márcia Dib, coordenadora do Diwan. Dib é mestre em Cultura Árabe e professora de Danças Árabes no Esporte Club Sírio.
Para a coordenadora do evento, é importante aproximar as crianças de uma visão mais realista do mundo árabe, diferente das imagens de violência propagadas pela grande imprensa.
“Eu mesma vou me apresentar como uma pessoa com os quatro avós árabes e que cada um veio de um ambiente diferente”, explica Dib. As histórias, diz, serão permeadas por músicas. O som das apresentações ficará por conta do artista Willliam Bordokan. As sessões terão dança folclórica e a do Sesc Itaquera terá também dança do ventre.
Para Dib, a mensagem mais importante a ser passada para as crianças é “a riqueza cultural, a sabedoria e a diversidade” da cultura árabe.
Serviço
Diwan
Local: Sesc Itaquera
Avenida Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera – São Paulo
Data e Horário: dia 14 de março, às 15 horas
Entrada Gratuita


