São Paulo – O azeite de oliva, seu processo de produção e consumo serão temas de um workshop na próxima quinta-feira (22), às 10 horas, na Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura da Paz (UMAPaz), na capital paulista.
No encontro serão explicados o cultivo da oliveira, a colheita das azeitonas, sua separação e moagem, como é feita a classificação de azeites, os benefícios do consumo e a realização das análises físico-químicas e sensoriais, entre outros aspectos. Ao final, haverá degustação de azeites e sorteio de mudas de oliveiras entre os participantes do workshop.
O encontro ocorre na semana em que é comemorado o Dia Mundial da Oliveira, em 24 de novembro. A data foi instituída pelo Conselho Oleícola Internacional (COI) e é celebrada em diversos países do mundo.
O evento na UMAPaz é promovido pela Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira (Oliva), com apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Segundo informações dos organizadores, é a primeira vez que a cidade de São Paulo vai celebrar o Dia Mundial da Oliveira de forma oficial.
Uma das propostas do evento é disseminar os benefícios à saúde de uma dieta rica em azeite. O Brasil consumiu cerca de 75 mil toneladas de azeite entre outubro de 2017 e setembro de 2018, e esse volume deve aumentar em 4% no período 2018/2019.
Quem lidera o consumo mundial é a Itália, seguida de Espanha, EUA, Turquia, Grécia e Marrocos, segundo números do Comitê Consultivo do Azeite e das Azeitonas de Mesa do COI divulgadas pelos organizadores do evento. O maior fornecedor do Brasil é Portugal, seguido de Espanha, Argentina, Chile e Itália.
Os países árabes não figuram como principais vendedores do produto ao Brasil, mas estão crescendo como fornecedores na área, segundo dados compilados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira. No ano passado, eles exportaram o equivalente a US$ 2,1 milhões em azeite de oliva ao mercado brasileiro e, neste ano, apenas de janeiro a setembro, o valor quase dobrou, passou a US$ 4 milhões. A Tunísia forneceu quase que a totalidade do azeite entre os árabes – 95, 5% em 2017 e 99,6% em 2018.
Serviço
Workshop – Conhecendo o Azeite de Oliva
Dia 22 de novembro, às 10h
Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPaz) – Auditório 2 – Av. Quarto Centenário, 1268 – Portão 7A – Parque Ibirapuera – São Paulo – SP
Gratuito – aberto para convidados
Informações: (11) 2776-1920