São Paulo – O empresário Antonio Sarkis Jr., ex-presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, foi homenageado na última quinta-feira (9), em Brasília, pelo Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil. Ele recebeu os cumprimentos pelo trabalho desenvolvido na presidência da Câmara Árabe durante duas gestões consecutivas, de 2005 a 2008. O jantar servido no restaurante Trattoria da Rosario reuniu embaixadores e representantes de 14 embaixadas de países árabes no Brasil.
“Nos sentimos no dever de agradecê-lo pela dedicação, desempenho e esforço dedicados durante a gestão à frente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e ao Conselho de Embaixadores Árabes, que resultou numa relação harmônica entre ambas as partes", disse o embaixador Yousuf Al Usaimi, decano do conselho de embaixadores dos Emirados Árabes Unidos. "Cooperação esta que produziu resultados positivos em prol ao estreitamento e ao desenvolvimento da relações entre o Brasil e os países árabes. Apesar de concluída a sua gestão frente à Câmara de Comércio Árabe Brasileira, nossas relações de amizade são e continuarão sólidas”, acrescentou.
Sarkis afirmou se sentir honrado com a homenagem do conselho e que a compartilha com todos as pessoas que fizeram parte da diretoria em sua gestão. “O trabalho da nossa diretoria foi focada numa maior aproximação da Câmara Árabe com os embaixadores árabes no Brasil e também com os embaixadores brasileiros nos países árabes”, disse Sarkis.
Segundo ele, a Câmara Árabe foi parceira das embaixadas árabes para a realização de vários eventos e recepções a autoridades árabes como a visita do Rei da Jordânia Abdullah II e da Rainha Rania, em outubro de 2008. “A Câmara Árabe sempre esteve ao lado das embaixadas nestes eventos apoiando, dando suporte e agendando visitas comerciais”, destacou.
"Vejo essa homenagem como um reconhecimento da parceria que nossa diretoria teve com os embaixadores. Esse jantar completa o meu trabalho e mostra que os anos de dedicação e os objetivos estavam certos e deram resultado nas áreas comercial e política, promovendo uma grande aproximação entre o Brasil e os países árabes, que deve continuar de forma crescente no futuro”, afirmou Sarkis.
Para ele, o encontro marca o reconhecimento de que o trabalho foi bem sucedido e uma demonstração de carinho de ambas as partes. "Tenho orgulho em afirmar que tivemos uma gestão pautada no profissionalismo, ética e transparência. Recebo esse reconhecimento com muita honra”, destacou.
Estiveram presentes os embaixadores da Argélia, Arábia Saudita, Tunísia, Marrocos, Kuwait, Egito, Catar, Jordânia, Sudão, Líbia, Palestina e Emirados Árabes. As embaixadas da Síria e do Iraque foram representadas pelos respectivos encarregados de negócios. O chefe da Missão da Liga dos Estados Árabes, Bachar Yaghi, o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Salim Schahin e o secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, também compareceram ao evento.
Tradição de família
Antonio Sarkis Jr., 50 anos, é casado com Vivian Hosni e tem uma filha. Nascido em São Paulo, neto de imigrantes árabes, é engenheiro civil formado em 1979 pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Desde 1978 atua como empresário no ramo têxtil.
Sarkis Jr. iniciou suas atividades na Câmara de Comércio Árabe Brasileira motivado pelo pai, Antonio Sarkis, que foi presidente da instituição por duas gestões, entre os anos de 1991 e 1994.
O empresário participa da diretoria da Câmara de Comércio Árabe Brasileira desde 1997, tendo sido por duas vezes vice-presidente de Comércio Exterior da entidade, diretor tesoureiro, e também Secretário do Conselho Superior de Administração.
Foi eleito presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira em dezembro de 2004, para seu primeiro mandato, no biênio 2005/2006. Em 13 de abril de 2006, foi admitido pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na Ordem do Rio Branco, no grau de Comendador. Seu segundo mandato como presidente da Câmara Árabe foi cumprido no biênio 2007/2008.

