São Paulo – A Saudi Aramco, petrolífera saudita, assinou esta semana um contrato de US$ 500 milhões com a GE, segundo matéria publicada pelo site de notícias financeiras Emirates Business 24/7, de Dubai. Pelo acordo, a multinacional norte-americana irá fornecer equipamentos e tecnologia para ampliação da produção do campo petrolífero e de gás de Shaybah, localizado em uma das áreas mais áridas do país.
O campo de Shaybah fica no sudeste do país e sua capacidade de produção foi ampliada de 500 mil ao dia para 750 mil barris em 2009. Com o novo investimento, que inclui a instalação de 11 turbinas para geração elétrica com gás natural – com capacidade de 729 megawatts -, além de 44 compressores e motores, o poço deve passar a produzir um milhão de barris ao dia.
As turbinas para geração elétrica GE Frame 7EA já são utilizadas em outros poços da Saudi Aramco e modelos similares operam em Shaybah, desde 1998. As turbinas serão equipadas com sistemas para reduzir suas emissões. Os equipamentos serão enviados à Arábia Saudita em 2012. O contrato inclui também serviços e treinamento, oferecidos pelo Centro de Manufatura de Tecnologia da GE, em Dammam, na Arábia Saudita.
Também será construída uma nova unidade para produção de líquidos de gás natural (NGL, na sigla em inglês), com capacidade para produção de 264 mil barris de líquidos de gás natural por dia. O produto será utilizado em usinas petroquímicas.
*Tradução de Mark Ament

