Kuwait News Agency*
Londres – A estatal saudita Saudi Aramco, maior produtora de petróleo do mundo, planeja uma expansão em grande escala de seu potencial de refino na Arábia Saudita e em outros países. Segundo o vice-presidente de refino e marketing da companhia, Abdulaziz Al-Khayyal, o objetivo é ampliar a capacidade em 1,8 milhões de barris por dia.
Al-Khayyal falou ontem (19) na conferência "Oil and Money" em Londres, evento anual organizado pelo jornal Herald Tribune. Ele explicou que a empresa pretende acrescentar 800 mil barris por dia à capacidade de produção doméstica e 1 milhão no exterior. De acordo com Al-Khayyal, os projetos serão realizados em parceira com grandes petrolíferas internacionais. Ele enfatizou que a Arábia Saudita está construído também instalações petroquímicas integradas em suas refinarias.
Em maio deste ano, segundo o vice-presidente, a empresa assinou dois acordos para construir duas refinarias de 400 mil barris por dia, que levarão cerca de cinco anos para serem concluídas a um custo de US$ 6 bilhões.
A conferência contou com a participação de executivos e especialistas em petróleo e banqueiros, assim como autoridades dos principais países produtores. O tema desse ano foi "o fim do petróleo barato". Entre os assuntos discutidos estavam a perspectiva de mercado de petróleo, a importância do gás natural, mercados e política.
*Tradução de Silvia Lindsey