Kuwait News Agency*
Tóquio – A Saudi Arabian Oil Company informou que vai reduzir entre 8% e 9% as exportações de petróleo bruto por contratos diretos para o mercado asiático, informou hoje (13) o jornal japonês Nikkei Business Daily.
A companhia estatal da Arábia Saudita, também conhecida como Saudi Aramco, reduziu o fornecimento de petróleo à Ásia entre 7% e 8% em novembro e em pouco mais de 5% em dezembro, após reunião de emergência da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) em outubro. Nessa reunião, a organização decidiu reduzir a produção diária de petróleo bruto em 1,2 milhão de barris a partir de novembro.
A OPEP convocou uma assembléia geral extraordinária para amanhã (14) na Nigéria. Analistas de mercado acreditam que um corte adicional na produção entre 500 mil e 1 milhão de barris por dia será definido na assembléia, ainda de acordo com o Nikkei Business Daily.
O Japão importa cerca de 80% de seu petróleo bruto por meio de contratos diretos. Pouco mais de 30% do petróleo japonês é importado da Arábia Saudita. Mas as petrolíferas do Japão acreditam que poderão compensar o corte no fornecimento comprando mais de outras fontes e que a redução terá apenas um impacto limitado sobre os preços, informou o jornal.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum