São Paulo – O diretor de Pesquisas e Estudos Internacionais da Academia Global Rei Salman para Língua Árabe (KSGAAL), Abdulhameed Abdulsamad Q. Abdulaziz, apresentou projetos de promoção da língua e cultura árabes no Brasil e conheceu iniciativas para formação de estudantes e professores brasileiros. Ele esteve no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, na última semana, acompanhado por representantes da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras) e do Centro de Estudos Árabes e Islâmicos (Ceai) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
De acordo com o MEC, Abdulaziz apresentou alguns dos seus projetos para o Brasil e a América Latina. O diretor de Pesquisas e Estudos Internacionais da KSGAAL falou de iniciativas sauditas voltadas para a promoção a língua e cultura árabes, como programas de intercâmbio, produção de materiais didáticos e oferta de exames de proficiência oficiais.
O grupo foi recebido pelo assessor especial para Assuntos Internacionais do MEC, Francisco Figueiredo de Souza, e por representantes da Secretaria de Educação Básica (SEB), da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Além de outros assuntos tratados, o MEC apresentou ações que desenvolve para a formação de estudantes e professores.
Saudita no Rio
A delegação saudita também esteve no Rio de Janeiro e discutiu possibilidades de cooperação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo a nota emitida pelo MEC, entre as universidades brasileiras, a UFRJ destaca-se como um dos mais antigos centros de difusão da língua árabe no País, com a criação do bacharelado em “Letras: Português-Árabe”.
Segundo informações da Fambras, além do encontro no MEC e UFRJ, Abdulaziz esteve na sede da Fambras em São Paulo e Brasília, no Instituto Rio Branco, na Universidade de São Paulo, na Universidade de Brasília, e se reuniu com o professor Geraldo Adriano Campos, diretor do Ceai da UFS.
A programação foi acompanhada pelo vice-presidente da Fambras, Ali Hussein El Zoghbi, o diretor de Projetos e Relações Institucionais, Delduque Oliveira Martins, e o diretor comercial, Omar Chahine.
Leia também:
Youth City treina jovens do Bahrein para o trabalho