São Paulo – A Arábia Saudita terá mais um gigaprojeto, desta vez com foco na história do reino. O Projeto Diriyah foi anunciado pelo príncipe herdeiro Mohammad bin Salman bin Abdulaziz, que também é primeiro-ministro e presidente do Fundo de Investimento Público (PIF, na sigla em inglês). Este será o quinto gigaprojeto feito pelo fundo, e tem como objetivo ser um destino que prioriza e mostra ao mundo as características culturais, históricas e turísticas locais.
A cidade de Diriyah fica localizada a apenas 20 minutos do centro da cidade de Riad. A localização já tem importância histórica e abriga o distrito de Turaif, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. A Saudi Press Agency (SPA), agência de notícias oficial do país do Golfo, destacou que o Projeto Diriyah irá refletir ao mundo os 300 anos de história da Arábia Saudita. Lá, os turistas terão a oportunidade de explorar e conhecer a história e a cultura da nação em museus e pavilhões que serão construídos.
O portfólio de gigaprojetos do fundo saudita já inclui Neom, Red Sea, Qiddiya e Roshn. Eles formam um pilar fundamental da estratégia geral do PIF. É através desses projetos que o governo saudita espera criar novos ecossistemas econômicos e lançar de novos setores para impulsionar o crescimento e a diversificação da economia nacional, além de criar oportunidades de investimento em vários setores.
Os sauditas esperam que o novo gigaprojeto incentive setores domésticos estratégicos, crie parcerias com o setor privado local e gere novas oportunidades de investimento ao longo de suas fases de desenvolvimento e produção. Nessas etapas, o governo espera envolver setores como construção, operação e gerenciamento de hotéis, varejo, entretenimento e cultura.
A Autoridade de Desenvolvimento de Diriyah, estabelecida em 2017, continuará seu papel regulador e supervisor na manutenção do patrimônio e da história de Diriyah.