São Paulo – A Arábia Saudita foi um dos países que se destacaram como destino das exportações brasileiras de carne de frango no primeiro quadrimestre deste ano, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) nesta terça-feira (09). O país do Golfo comprou com 119,5 mil toneladas do produto de janeiro a abril, com crescimento de 36,9% em relação ao mesmo período de 2022.
Nos quatro primeiros meses do ano, as exportações de carne de frango do Brasil como um todo somaram 1,749 milhão de toneladas, volume 12,1% superior ao registrado no primeiro quadrimestre do ano passado. A receita acumulada chegou a US$ 3,413 bilhões, 18,9% superior a iguais meses do ano passado.
A China foi o principal destino da carne de frango do Brasil no exterior de janeiro a abril, com 262,8 mil toneladas adquiridas, um volume 33,3% superior ao mesmo período de 2022. Também se destacaram as compras do Japão, África do Sul, União Europeia, Filipinas e México, além da já citada Arábia Saudita.
“Ao mesmo tempo que vemos constantes reduções de volumes produzidos e exportados por alguns países concorrentes do Brasil, as exportações brasileiras continuam ganhando espaço internacionalmente, reafirmando assim o País como um parceiro sólido em um momento de grandes incertezas em função de questões como por exemplo a influenza aviária em várias partes do mundo” disse o diretor de mercados da ABPA, Luis Rua.
No mês de abril, individualmente, as exportações brasileiras de carne de frango totalizaram 435,1 mil toneladas. O número superou em 4% o total embarcado no mesmo período de 2022. A receita desses embarques somou US$ 840,3 milhões, valor 2,3% maior que o total registrado em abril do ano passado.