São Paulo – As financeiras sauditas Al-Khabeer e Al Mutajra formaram uma joint venture para criar a Dari, especializada em empréstimo habitacional, com capital 1 bilhão de riais sauditas (US$ 266,5 milhões). A empresa vai operar no setor de financiamento para construção e aquisição de unidades residenciais seguindo a Sharia, a lei islâmica, conforme noticiado pelo site árabe de notícias financeiras Menafn.
A Dari será uma das poucas financiadoras sauditas com foco em clientes da classe média. A empresa fornecerá serviços de avaliação de residências antes da compra, construirá condomínios e edifícios residenciais e também oferecerá prazo de pagamento estendido, segundo prevê a lei islâmica. A empresa começará operando em Riyadh, e depois expandirá para o restante da Arábia Saudita. Os clientes da organização não incluirão grandes empreiteiras, segundo informa o site de notícias.
Para o CEO da Dari, Mohammad Sheikh, que é responsável pela administração de outras duas empresas de financiamento no país, a parceria entre empresas com grande experiência nos setores de financiamento e prestações ajudará a criar bons serviços para o setor de financiamento habitacional na Arábia Saudita. De acordo com o executivo, a nova empresa ajudará consumidores de classe média a aplicar no setor imobiliário do país.
De acordo com Sheikh, o setor de financiamento imobiliário na Arábia Saudita ainda é muito novo e sua regulamentação vem sendo desenvolvida em colaboração entre o setor público e privado.
Para o executivo, boa regulamentação garante o funcionamento correto dos mecanismos de mercado e preserva os direitos de clientes e financiadoras. Ele acrescenta que a regulamentação, que prevê prestações fixas, deve aumentar a demanda por habitação de classe média, essencial em um país como a Arábia Saudita, onde cerca de 70% da população é menor de 30 anos.
A Dari já contratou uma equipe de recursos humanos para formar a equipe e negocia com empresas a transferência de know-how no gerenciamento imobiliário na Arábia Saudita. De acordo com a Al-Khabeer, responsável pelo setor financeiro da empresa, será adotado na Dari um sistema de soluções bancárias integradas.
As parceiras na joint venture, que criou a Dari, acreditam que a empresa deve começar a operar no mercado imobiliário no curto prazo, pois o setor está aquecido na Arábia Saudita.
*Tradução de Mark Ament

