São Paulo – Uma empresa saudita criou uma solução para o embaçamento de viseiras ou protetores faciais usados para a prevenção ao contágio da covid-19. O produto serve principalmente para quem usa o equipamento em ambientes úmidos e com ar condicionado. A informação foi publicada no site saudita Arab News.
A solução é um filme antiembaçante desenvolvido pela Sabic, gigante do setor químico, e foi pensado como matéria-prima para os protetores faciais e óculos de proteção de trabalhadores da linha de frente do combate ao vírus. O filme leva um revestimento especial, segundo informações divulgadas pela empresa.
O gerente-sênior de negócios para as Américas da Sabic, Ahmet Kizilirmakli, disse que a companhia identificou nesse mercado uma lacuna. “Nos ambientes de trabalho sujeitos a mudanças bruscas de temperatura e alta umidade, visores e óculos de segurança muitas vezes falham no antiembaçamento de longo prazo”, disse. Segundo ele, isso obriga os trabalhadores a dispensarem as viseiras ou a tirá-los com frequência para limpá-los.
O produto antiembaçante da Sabic se chama Lexan HP92AF e foi testado em diferentes locais de trabalho, incluindo instituições de saúde e frigoríficos. A empresa informou que ele pode ter outras aplicações como visores de motocicletas, óculos de esqui, lentes automotivas, lentes para instrumentos médicos e industriais.
A Sabic é uma das maiores empresas químicas do mundo. A companhia tem sede na cidade saudita de Riad e está desenvolvendo cada vez mais soluções de plástico de alto valor para diferentes setores, desde a área da saúde até a hotelaria. A Sabic faz parte do grupo Saudi Aramco, do setor de petróleo, e tem operações no Brasil.