São Paulo – Empresários da Arábia Saudita, liderados pelo órgão de fomento às exportações sauditas Saudi Exports Development Authority, estão em missão comercial no Brasil para conhecer melhor o mercado local e prospectar negócios. Eles foram recebidos nesta segunda-feira (14) por lideranças da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, na sede da instituição, na capital paulista, onde conversaram sobre as possibilidades de ampliação do comércio das empresas seu país com o Brasil.

O vice-presidente executivo do Setor de Exportação de Produtos da Saudi Exports, Feras Ahmed A. Alhumidi, disse na reunião que a missão é uma grande oportunidade para as empresas sauditas explorarem o mercado brasileiro. Chefe da delegação, ele explicou que a Saudi Exports tem trabalhado para diversificar as exportações em setores como petroquímico, de alimentos, materiais de construção e embalagens, e que recentemente houve um movimento em direção à exportação de serviços.
“A Câmara tem muito respeito e consideração pela Arábia Saudita, acredita fortemente no crescimento do comércio entre nossos países e está disposta a envidar esforços para que esse relacionamento fique cada vez mais forte”, disse para a delegação o presidente da Câmara Árabe, William Adib Dib Junior, ao lado do vice-presidente de Relações Internacionais e secretário-geral, Mohamad Mourad.
A Arábia Saudita é o terceiro destino dos produtos brasileiros no mercado árabe e o maior exportador ao Brasil da região. No ano passado, a exportação brasileira ao mercado saudita foi de US$ 3,1 bilhões e a importação nacional de produtos sauditas de US$ 3 bilhões.

A diretora de Relações Institucionais da Câmara Árabe, Fernanda Baltazar, apresentou durante a reunião os dados do comércio entre os dois países e um levantamento de áreas em que a exportação saudita para o Brasil tem potencial para avançar. No ano passado, as vendas sauditas ao mercado brasileiro foram bem concentradas em petróleo e fertilizantes, assim como as brasileiras foram em açúcar e carne de frango.
“Nos dois lados, as vendas são muito concentradas, o que significa que há muitas oportunidades para ampliar o comércio”, disse Baltazar. Segundo os dados apresentados por Baltazar, na área de alimentos, o Brasil tem potencial para importar da Arábia Saudita alimentos como tâmaras, queijos processados, pães, produtos de confeitaria e bolos, entre outros, além de máquinas agrícolas e perfumes. Baltazar contou para a delegação que há procura em alta por perfumes árabes no mercado brasileiro.
Mourad colocou a Câmara Árabe à disposição para apoiar a Saudi Exports e as empresas sauditas a entrarem no mercado brasileiro. A delegação ouviu uma apresentação sobre os serviços que a instituição oferece, como consultoria internacional para empresas, a promoção da participação de empresas em feiras nas duas regiões, a plataforma Ellos com digitalização dos processos de comércio exterior, a organização do Global Halal Brazil Business Forum em parceria com a Fambras Halal, o Projeto Halal de inserção de marcas brasileiras nos mercados muçulmanos, entre outros.
Além das lideranças da Câmara Árabe, participaram do encontro, pelo lado brasileiro, o vice-presidente da Fambras Halal, Ali Zoghbi, o assessor de Relações Institucionais da Câmara Árabe, Bassel Abou Latif, e a coordenadora de Serviços Corporativos e Institucionais da entidade, Ana Cristina Oliveira. Pelo lado saudita, além de Alhumidi, estiveram presentes outros representantes da Saudi Exports e empresários.
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