São Paulo – A Arábia Saudita vai prorrogar automaticamente a validade das autorizações de residência para expatriados, além de estender a validade dos vistos de visita, saída e reentrada no país. A medida foi aprovada pela Diretoria de Passaportes, órgão ligado ao Ministério das Finanças saudita e divulgada pela SPA, agência oficial do país árabe.
O processo não cobrará taxas ou encargos para todos os expatriados até o dia 31 de agosto, e segue as diretrizes do Rei Salman bin Abdulaziz Al Saud. Segundo a SPA, a prorrogação se soma aos esforços do governo do Reino para enfrentar os efeitos econômicos da pandemia covid-19. A medida também deve ajudar a diminuir a necessidade dos cidadãos e residentes se exporem, já que tudo acontecerá de forma online.
A ação acontecerá em cooperação com o Centro Nacional de Informação saudita, sem necessidade de visita aos departamentos de passaportes. O processo terá como primeiro passo a prorrogação da validade das autorizações de residência, e dos vistos de saída e reentrada para residentes nos países cuja entrada está suspensa por causa do coronavirus até 31 de agosto.
Depois, terá início a etapa de prorrogar a validade dos vistos de visita para turistas que se encontrem em países onde a entrada também está suspensa pelo mesmo motivo e até a mesma data dos casos anteriores.