São Paulo – A Arábia Saudita irá construir sua primeira fábrica de automóveis. O projeto será realizado por meio de uma parceria entre a Universidade Rei Saud (KSU) e a empresa sul-coreana Digm Automotive Technology Inc. A planta deverá ser erguida em Riad e terá um investimento inicial de US$ 500 milhões. As informações são do site The Saudi Gazette.
O anúncio da parceria entre sauditas e coreanos foi feito no último domingo (26), em entrevista coletiva realizada pelo presidente da KSU, Abdullah Al-Othman. De acordo com o executivo, a universidade está comprometida a investir em tecnologia.
O primeiro modelo a ser produzido, chamado de Sedan 1, deve estar pronto em dois anos e o preço estimado para comercialização é de R$ 15,7 mil. Os produtores pretendem focar as vendas nos mercados do Golfo e do Norte da África.
Segundo Al-Othman, o Riyadh Techno-Valley, setor de tecnologia da universidade, irá contribuir com 10% a 15% do capital da nova companhia, enquanto a Digm participará com 30%. O restante será aberto a investidores. Ele declarou que a Comissão de Tecnologia e Cidades Industriais irá disponibilizar uma área de um milhão de metros quadrados para a construção da planta em Riad ou Al Kharj.
Com sua entrada no setor automotivo, o Riyadh Techno-Valley passa a ter acesso a recursos do Fundo de Desenvolvimento Industrial do país. Al-Othman disse ainda que o projeto irá se beneficiar da experiência dos coreanos na fabricação de automóveis em uma indústria dominada por economias avançadas.
Em março deste ano, a KSU, uma das maiores universidades do país, exibiu no Salão de Genebra o primeiro carro produzido localmente, o "Ghazal 1", com planos para a fabricação de 20 mil unidades por ano.
*Tradução de Aurea Santos

