São Paulo – Os usuários de internet da Arábia Saudita gastaram US$ 4,3 bilhões em comércio eletrônico no ano passado, de acordo com um levantamento do Arab Advisors Group, empresa de pesquisa em comunicação, mídia e tecnologia com sede na Jordânia.
Segundo o relatório, 32% dos usuários adultos do país compram produtos e pagam por serviços via rede. O Arab Advisors Group estima que essa porcentagem representa 3,7 milhões de pessoas, ou 12% da população saudita.
A pesquisa foi realizada de setembro de 2013 a janeiro de 2014 com 749 entrevistados. Foi mapeado o uso da rede em dispositivos fixos e móveis e serviços como jogos online, comércio eletrônico, transações bancárias online e governo eletrônico. A margem de erro é inferior a 5%, de acordo com a empresa.
“A pesquisa revelou alto nível de utilização de internet móvel, 89,1% dos usuários informaram acessar a internet pela rede de seus operadores de telefonia móvel”, disse a analista de pesquisa sênior do Arab Advisors Group, Hind Qweider, segundo comunicado da companhia.
“A pesquisa mostrou também alto uso de ‘streaming’ de vídeo e áudio pela internet, 87,9% dos usuários responderam que usam estes serviços”, acrescentou Qweider.


