São Paulo – A população da Arábia Saudita gasta cerca de 25,13 bilhões de riais por ano (US$ 6,7 bilhões) em computadores, de acordo com estudo realizado pela Comissão de Comunicações e Tecnologia da Informação (CITC, na sigla em inglês) do país árabe. As informações foram divulgadas pelo site do jornal saudita Arab News.
"Cada domicílio no país gasta em média 2.208 riais (US$ 589) por ano em hardware, software e cursos de tecnologia da informação", de acordo com Sultan Malik, diretor-geral para assuntos internacionais e relações públicas da CITC. O estudo teve duração de três anos e ouviu 10.407 indivíduos e estabelecimentos comerciais, de acordo com o jornal árabe Asharq Al-Awsat. A CITC, um braço do Ministério das Comunicações e Tecnologia da Informação saudita, é o organismo regulador do setor de telecomunicações no país árabe.
Segundo o estudo da CITC, companhias privadas sauditas gastam cerca de 30 mil riais (US$ 8 mil) por ano na compra de computadores e acessórios. A quantia varia de acordo com o tamanho da empresa. O gasto médio anual das empresas de pequeno porte foi estimado em 6.888 riais (US$ 1,8 mil). Já as companhias de médio porte investem cerca de 18.444 riais (US$ 4,9 mil) por ano no setor, de acordo com a CITC.
Ainda de acordo com a CITC, o setor de saúde saudita gasta em média 26.940 riais (US$ 7,1 mil) por ano na aquisição de computadores e acessórios. Para o setor de educação, a média anual é de 23.652 riais (US$ 6,3 mil). As organizações governamentais sauditas, por sua vez, investem cerca de 189 mil riais (US$ 50,3 mil) por ano em computadores. As cidades que concentram a maior parte do investimento no setor são a capital Riad e Jeddah.
Pela estimativa da CITC, há um computador em cada casa na Arábia Saudita. Sedes de empresas no país árabe contam com 21 computadores, em média; para as filiais, o número sobe para 53. A média para hospitais é de 24 computadores. Os estabelecimentos de ensino sauditas têm em média 25 computadores cada, e departamentos governamentais, 186.
Do total de usuários de computador na Arábia Saudita, 45% usam as máquinas para acessar a Internet. O estudo do CITC mostra que apenas 9% das companhias privadas no país árabe adotaram o comércio on-line, e que a maioria dos cidadãos sauditas não faz compras pela Internet por não considerarem a prática segura.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

