São Paulo – A Arábia Saudita importou 37 mil toneladas de cacau no primeiro trimestre deste ano e caminha para superar em 2023 o total comprado ao longo de 2022, de acordo com notícia publicada no site Arab News com base em informações oficiais.
No ano passado, o país árabe importou mais de 127 mil toneladas de cacau, o que significa que nos primeiros três meses deste ano já foram trazidos para o mercado saudita quase um terço do total de 2023.
De acordo com a notícia, o consumo teve grande impulso neste ano com a aproximação do Ramadã, o mês sagrado dos muçulmanos, e do Eid al-Fitr, a celebração de encerramento do período.
No Ramadã os muçulmanos jejuam durante dia, mas fazem refeições coletivas e fartas quando o sol se põe, aumentando o consumo de alimentos.
Na Arábia Saudita, lojas e supermercados concorrem, exibindo diferentes tipos de doces e chocolates, tanto importados como os produzidos no país. No Eid, costumam ser anunciados descontos.
O segmento de doces e chocolates deve movimentar US$ 5 bilhões na Arábia Saudita em 2023 e crescer 3,25% sobre o ano anterior, de acordo com a Statista. O consumo médio por pessoa deve chegar a 19 quilos no ano.