São Paulo – O valor do investimento em rosas Taif atingiu mais de 64 milhões de riais, equivalente a US$ 17 milhões pela cotação atual, na Arábia Saudita, na atual colheita. O montante foi indicado pelo Ministério do Meio Ambiente da Arábia Saudita, segundo informações da SPA, agência de notícias oficial do país árabe. As fazendas dessas rosas ficam principalmente nas montanhas Sarawat, na província de Taif, e colhem cerca de 550 milhões de flores anualmente.
A temporada das rosas começa com o início da Primavera, em março, e dura 45 dias. De acordo com a SPA, nessa estação, além de muitos amantes de rosas, também os fabricantes de perfumes da Arábia Saudita e do exterior viajam para a região. Lá, acontece o Taif Rose Festival, justamente na época de colheita para apresentar a cultura de rosas e seus vários subprodutos.
Para os sauditas, a época do festival tem impacto econômico, já que contribui para apoiar os negócios locais através de programas como o de desenvolvimento rural sustentável do país. A iniciativa oferece oportunidades de investimento na indústria da rosa de Taif e ajudam a aumentar a área de cultivo dessas flores, contribuindo para alavancar o Produto Interno Bruto (PIB) local.
Indústria local
A província de Taif tem mais de 910 fazendas de rosas e cerca de 70 fábricas e laboratórios de rosas que extraem e fabricam mais de 80 derivados das flores. Os produtos são usados, principalmente, para a fabricação de perfumes e produtos para cuidados com o corpo.
No site da Autoridade de Turismo Saudita, um dos locais indicados para visita de turistas é a Rashid Al Qurashei Factory, que possui uma área de estar ao ar livre adjacente a um jardim com damascos, bagas e romãs, e comercializa os produtos locais.